sábado, 22 de maio de 2010

BIODIVERSIDADE

A biodiversidade significa tudo que é vivo na natureza, desde de uma bactéria ao maior em tamanho ser vivente. É um conjunto em que todos devem viver harmonicamente e felizes numa cadeia em que a preservação da vida é constante. Nenhum é melhor do que o outro, pois a dependência é o nome.
Somente a espécie humana se acha superior e destroi todo esse encadeamento que é a biodiversidade. Os inimigos do verde dizem que deve preservar primeiro o homem, como se a humanidade não fizesse parte desse belo conjunto que é a natureza. O homem simplesmente é um ente como outro qualquer e deve ser o mais responsável para a continuidade da biodiversidade. Pela continuação da vida. Se a espécie humana continuar a depredar como depreda atualmente o fim desse rico e majestoso conjunto beira ao fim.
Urge uma análise da nossa atitude quanto ao cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Cuidar do lixo e da consequente preservação de tudo que é animal e planta denoda a grande inteligência humana. Além disso podemos colocar nessa relação o devido e inexorável cuidado com a água, líquido que além de matar a sede nos traz desenvolvimento. Mas esse desenvolvimento deve ser sustentável ecologicamente de uma forma que agrida o mínimo possível a biodiversidade. Está mais do que na hora de uma atitude que revele a grande inteligência do ser humano e procure não desmatar para o cultivo de monocultura ou para o gado. As áreas desmatadas já são muitas e carece de um maior controle, pois muitas das vezes já estão a se transformar em desertos.
O homem faz parte da biodiversidade evidentemente, portanto deve está atento para a preservação e continuidade dessa aventura que é viver em harmonia com todos os demais seres vivos que fazem parte desse clube chamado terra.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: