domingo, 30 de maio de 2010

FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA(CE), FESTA DO POVO


Barbalha, cidade situada ao sul do estado do Ceará começa hoje a comemorar o seu padroeiro, Santo Antônio. A festa começa com o famoso Pau da Bandeira. Gente do povo, trabalhador traz, da zona rural, grosso mastro em homenagem ao santo casamenteiro nos ombros até a Igreja Matriz. É uma uma tradição que remonta aos tempos do Pe.Ibiapina que recomendava a bandeira em homenagem ao padroeiro ou padroeira do lugar. Isso é dos idos de 1860. Mas somente o vigário de Barbalha, Pe. José Correia Lima oficializou em 1928.
Hoje os descendentes dos primeiros carregadores trazem o tronco de árvore pesado sobre os ombros até a cidade de Barbalha. Terra católica e acima de tudo super conservadora politicamente. É tradição a festa do Pau da Bandeira em homenagem a Santo Antônio. A comemoração se estende até 13 de junho, data magna de Santo Antônio. Mas hoje é um dia especial. Agora mesmo começou a procissão com grande número de barbalhenses que carregam em seus ombros um grande e grosso tronco de árvore até o centro da cidade. Mídia de todo Brasil está na cidade de Barbalha, minha terra natal, para cobrir o evento.
Tradição que mistura o profano com o santo. Os carregadores são movidos pela cachaça denominada "cachaça de seu Vigário" numa carroça. É uma tradição de quase cem anos e transforma Barbalha numa cidade de cultura em toda a região caririense. Transforma Barbalha na cidade do folclore em todo o Ceará e nordeste. Palco das andanças e aventuras do grande taumaturgo do nordeste Pe Cícero Romão Batista.
Catolicismo arraigado, mas de cultura de primeira pela tradição e festa realmento do povo. O grande Luiz Gonzaga diz: "A Festa de Santo de Barbalha é de primeira. A cidade toda corre para ver o Pau da Bandeira." Música do cantor Alcymar Monteiro.
Portanto, minha Barbalha, onde nasci, faz certamente a maior Festa a Santo Antônio do mundo. Viva Santo Antônio de Barbalha!
Imagem: Prédio da época do império
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: