quarta-feira, 23 de março de 2011

BRINQUEDO

Vi ontem na televisão reportagem muito boa a respeito dos brinquedos de antigamente e feitos de madeira. Na hora me lembrei dos meus brinquedos feitos de maneira artesanal. Nesses dias de hoje essa conversa parece meio deslocada no tempo e espaço. Vivemos numa época de muita informação e que tudo acontece de forma muito rápida. Mas voltando aos brinquedos, vemos que fazíamos nossos brinquedos ou fazíamos adaptações. Eu pegava aqueles fusquinhas de plásticos cortava e enchia de pedra para os mesmos terem consistência e peso. Assim, podíamos correr com os fuscas. No início do ano meu irmão me falou que um colega da nossa época falou para ele dos jogos de futebol de botão que eu e ele(esse colega) brincava. E que meu time de botão era quase imbatível. Falando a linguagem do futebol, diria que meu time passava por uma grande fase. Os times eram formados por botões de roupa mesmo. O goleiro era uma caixa de fósforo reforçada com pedras dentro dela. Tem também os caminhões que fazíamos com latas de óleo de cozinha e madeira.
Acredito que as crianças nessa época exercitavam toda a criatividade para driblar a falta de recursos dos pais e a brincadeira era mais interessante. Sei que hoje tudo é diferente como falei acima, mas é importante que de certa forma as crianças sejam estimuladas para a criatividade e valorização das coisas mais simples. Acredito que criança é para brincar e se possível com brinquedos que estimulem toda a inteligência e criatividade dos pequenos.

Nenhum comentário: