sexta-feira, 11 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE E O MEIO AMBIENTE

A CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou a Campanha da Fraternidade de 2011 em que o tema é o meio ambiente. A Igreja Católica escolheu um tema bastante propício para o momento que passa o planeta em que as grandes tragédias advém do mau uso dos recursos naturais. Desmatamentos, enchentes, temperaturas mais altas e/ou mais baixas, efeito estufa, poluição de mares e rios, etc.
O novo Código Florestal está para ser votado no Congresso Nacional e o relatório do Deputado Aldo Rebelo diminui a área de mata ciliar o que a meu ver estimula de certa forma o desmatamento para a monocultura e a pecuária. É sabido que a área agricultável no Brasil já é suficiente para a produção de grãos para o mercado interno e externo. Da mesma maneira já se tem bastante espaço para a pecuária. Pode-se derrubar árvores, mas de forma racional. Esse é o método chamado de manejo florestal em que a exploração da madeira é feita de maneira sustentável.
O meio ambiente significa também o cuidado com o nosso lixo de todo dia e com a água que consumimo. Preocupar-se com o destino do lixo é um assunto também bastante premente devido ao futuro desse planeta que precisa mais do que nunca  de ações ecológicas. Ações de defesa do meio ambiente passam também em não jogar papel no chão e cuidar do plástico.
Ponto positivo para a CNBB por levantar esse debate. Gerações do futuro merecem usufruir dos recursos naturais hoje existentes. E vemos que atitudes simples de cada um de nós são muito importantes em relação ao meio ambiente.

Nenhum comentário: