domingo, 28 de abril de 2013

A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA NAÇÃO

José de Arimatéa dos Santos
Nos anos 80 se falava muito no Japão que depois da guerra se recuperou economicamente através da educação e o incentivo a tecnologia. E os "tigres asiáticos" que até hoje têm uma educação que é símbolo para todo o mundo? E ultimamente a Finlândia que tem uma educação e pública de primeiríssimo mundo. País em que os professores são remunerados como deve ser e todas as condições para que a escola trate os alunos de forma digna.
E por que o Brasil não dar esse salto tão necessário? Melhorar o ensino é assunto para ontem e infelizmente as medidas para melhorar a educação, por parte dos vários governos de plantão, são inócuas. Tantos projetos e no fim não se vê a melhora na sala de aula. Insatisfação, desrespeito, indiferença, péssimos salários são alguns problemas crônicos que o professor sofre diuturnamente. Chega época de eleição e os mesmo políticos a prometer e a demagogia a tomar de conta ao prometerem a educação como prioridade. Até quando?
Acredito que mais investimento para a educação é mais que necessário para mudar esse quadro e um futuro bem mais promissor par a nação brasileira. Investir no professor, na escola, dar condições de trabalho para os trabalhadores da educação e democratizar de vez o ensino para todos os brasileiros indistintamente. Portanto, só a educação para melhorar o presente e um futuro de desenvolvimento pleno. Acredito.

Nenhum comentário: