terça-feira, 30 de julho de 2013

VAMOS TORCER

José de Arimatéa dos Santos
Em minhas andanças pela região já dar para observar o quanto o verde começa a ficar mais acinzentado. Chuvas começam a ficar raras e o que predomina é muito sol e bem causticante por terras rondonienses. Acredito até que a seca demorou até um pouquinho para aparecer.
O frio foi rapidíssimo como sempre. Conhecido por aqui como "friagem" em que as temperaturas despencam assustadoramente. As perspectivas são agora de muito calor e tempo seco. Torcer para que nos intervalos caiam algumas chuvas para aliviar esse tempo. Vamos torcer.

domingo, 28 de julho de 2013

ESSE DIAS

José de Arimatéa dos Santos
Depois de uma rápida temporada do frio que semana passada deu uma voltinha pela Amazônia, mais precisamente aqui em Rondônia, e o frio sempre a me causar surpresa por ser de regiões sabidamente quentes. Sou do Ceará e já tem um bom tempo que moro nas terras rondonienses. A média das temperaturas são por volta dos 30 graus na sombra. Acho incrível temperaturas nesse patamar num dia e no outro dia 15, 16, 17 graus ou até menos em algumas regiões de Rondônia.
Agora tudo voltou ao normal. Não falo com o alívio de alguns que não gostam da "friagem". Pelo contrário. É até bom refrescar de vez em quando. Alivia essas nossas temperaturas altíssimas de todo dia. Olho pro céu e está límpido com algumas nuvens branquinhas e até deixar o horizonte mais colorido e mais bonito.

sábado, 27 de julho de 2013

NATUREZA VIVA

José de Arimatéa dos Santos
Simplicidade da natureza que deixa o desafio para o ser humano preservar e usá-la de forma racional. A biodiversidade deve se manter como está. Respeitar as leis da natureza é um mandamento inquestionável. Vida em todos os sentidos e o ruído do silêncio da mata que rompe através do som das águas que caem de uma cachoeira ou do barulhinho tão bom da água que bate nas pedras. Pássaros que voam em todos os sentidos, além dos insetos que incomoda e bastante nossas incursões pelas matas.
Preservar e explorar de forma sustentável. Será que é tão difícil conter a ganância dos inimigos da natureza? Dos que expulsam os índios, pequenos agricultores de suas terra e não respeitam em nada os ditames da natureza? São válidos todos os questionamentos. A natureza está aí para ser explorada, contudo sem violência do agronegócio, sem agrotóxicos e técnicas agropastoris ultrapassadas. As gerações futuras merecem um mundo como vemos hoje. Espaço para a produção, tem. E natureza viva é o futuro. Vamos fazer esse presente para os nossos descendentes. A natureza tem que ser viva.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

IMAGENS CARIRIS

Distrito de Arajara lá em Barbalha, Ceará, e seu bucolismo ao pé da serra do Araripe
Vê-se ao fundo a Chapada do Araripe com suas riquezas que necessitam de mais proteção

Fotos: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 23 de julho de 2013

BOLA PRA FRENTE

José de Arimatéa dos Santos
Semana que começou com a chegada do Papa Francisco ao nosso país e o que achei interessante foi seu carisma já conhecido, contudo desde que desembarcou no Rio de Janeiro irradia uma paz e alegria. Muito bom para o Brasil que necessita de paz. 
Outro fato interessante é a mudança de clima, principalmente aqui em Rondônia na diminuição da temperatura. E hoje o clima é bem mais ameno nessa região de temperaturas altíssimas durante praticamente o ano todo.
E a semana prossegue com a decisão da Copa Libertadores em que Atlético Mineiro e Olímpia do Paraguai fazem o jogo decisivo. O time paraguaio leva uma vantagem grandiosa e o galo mineiro terá um jogo dificílimo. E somente com dois gols de diferença para que o time brasileiro possa levar o jogo para a prorrogação e se continuar com um placar igual, pênaltis. Esperar que o Atlético faça um bom jogo e no final da peleja levante a taça.
Final de férias e reinício das aulas. Acabou a greve que por sinal muito desgastante e agora só pensar na continuidade do ano letivo. Reposição de aulas e adentrar ao ano de 2014. Esses são os ossos do ofício. Bola pra frente.






segunda-feira, 22 de julho de 2013

FLORESTAS E SUAS MARAVILHAS

Floresta de riquezas e de belezas a deixar o ambiente cada vez mais puro e arejado
Belas imagens e que a luta seja pelo desmatamento zero

Fotos: José de Arimatéa dos Santos

domingo, 21 de julho de 2013

VIDA, NATUREZA

José de Arimatéa dos Santos
E no final da tarde se vê o início da noite. Momento em que a natureza pede pra descansar e as reflexões sobre a vida se sobrepõem aos acontecimento cotidianos e diários que se repetem. Essa é a hora da introspecção e da certeza que a vida prossegue, mesmo com as intempéries de qualquer tipo.
Veja o quanto a vida é bela através das imagens que se descortinam no horizonte. É a lua a brilhar no céu e todas as estrelas a formarem um conjunto tão maravilhoso. Barulho dos animais mesmo no silêncio do início da noite. Sinais de vida são comuns e que completam o ciclo da vida.
Essa é a vida que vai em frente. O passado que fique para trás e o futuro deixe acontecer num presente de belezas que só a natureza nos proporciona. E assim caminha a humanidade num tom que seja de fraternidade, amor, paz.

sábado, 20 de julho de 2013

O VAQUEIRO NORDESTINO

Imagem extraída do http://wwwavasma.blogspot.com
Figura clássica da paisagem da região nordeste do Brasil. É o vaqueiro que adentra a caatinga a procura da rês desgarrada do rebanho. Nisso, enfrenta uma vegetação inóspita e cheia de perigos.
Contudo a vestimenta que ele usa parece um armadura e que verdadeiramente protege esse homem nordestino. A roupa do vaqueiro nordestino é certamente uma obra de arte por suas características tão peculiares e de uma beleza rara.
Seja na seca ou em períodos de chuvas está lá o vaqueiro no seu trabalho árduo no campo. Brasileiro cheio de fibra e com seu trabalho que é inspiração para os poetas do sertão nordestino que tão bem cantam esse brasileiro e sua atividade. Versos, rimas e cantorias que valorizam cada vez mais o vaqueiro nordestino.
Não podemos deixar de ressaltar a importância crucial do vaqueiro no campo, porém é sabida que as condições de vida do vaqueiro e de outros milhões de nordestinos precisam e muito de melhoras. Que o trabalho do vaqueiro seja realmente valorizado e melhores condições de vida para esse povo do nordeste.
Todas as homenagens ao vaqueiro nordestino. Brasileiro corajoso. Nordestino lutador e um trabalhador do campo que tão bem combina com a caatinga e suas riquezas naturais. Nordestino rico em rima dos poetas e cantores do sertão. Viva o vaqueiro nordestino!
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

FUTEBOL, PAIXÃO DE TODOS

José de Arimatéa dos Santos
O futebol é antes de tudo paixão, emoção e alegria. O que não devemos esquecer nunca que o futebol se resume tão somente a uma partida futebolística. Acabou a peleja e a alegria é para quem ganhou e o perdedor visar o próximo jogo e aquela esperança que tudo pode ser diferente. Não combina futebol e violência. Combina sim a brincadeira de quem ganhou, porém com muito respeito ao derrotado. É aquela coisa tão batida que o vencedor de hoje pode ser o derrotado de amanhã.
Outra característica tão maravilhosa do futebol é que as pelejas são realizadas em todo lugar. Sejam no meio da rua, nas esquinas de qualquer cidade, campinho com grama ou em terra batida ou ainda na escolinha de futebol. E o futebol é jogado nos lugares mais ricos, glamourosos e também em locais paupérrimos em que as crianças improvisam a bola. Bola de meia, plástico e bola oficial e de marca. Não importa. O que vale é o esporte numa certeza da disputa e melhor através da busca e da promoção do lúdico e da saúde.
Futebol que reúne multidões no Maracanã, Wembley e também no campinho do bairro, várzea ou do sítio. Futebol de alegria. Futebol do grande jogador e também do péssimo jogador e de pouquíssimos recursos futebolísticos. Grandes jogadores surgem a todo instante. Citar os grandes é muito fácil. Pelé é o melhor de todos. Garrincha, Maradona, Messi, Rivelino, Ronaldo Nazário, Zico e tantos outros grandes jogadores.
Futebol de todo dia e de todo lugar. Futebol na escola e a confraternização que o esporte promove nas festas de comunidade. Resenha dos torcedores que muitas vezes no calor da emoção apelam para o número de títulos e vitórias de seu time em detrimento do rival. Mesmo com o extremismo de alguns que chega a violência sem sentido e que espanta muito amante do futebol, a emoção, a alegria e beleza do futebol une a todos. Que alegria é o futebol e com muitos gols e jogadas maravilhosas dos grandes atletas. Esse é o futebol. Mágico.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

quarta-feira, 17 de julho de 2013

PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

Desmatamento zero é imprescindível para todas as nossas florestas
Riquezas para o Brasil e certeza de um futuro com sustentabilidade

Fotos: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 16 de julho de 2013

BELA RONDÔNIA

José de Arimatéa dos Santos
Rondônia não é só notícia ruim patrocinada pelos políticos(com raríssimas exceções), ditos representantes do povo e suas falcatruas.
José de Arimatéa dos Santos
Por isso vale a pena ressaltar a bravura dos que vieram para essas terras e dos que nasceram por aqui.
José de Arimatéa dos Santos
Verdadeiros cartões postais que precisam de proteção e os rondonienses gritam o quanto amam essa terra amazônica.

domingo, 14 de julho de 2013

NOS PEQUENOS DETALHES

José de Arimatéa dos Santos
Todos nós procuramos a felicidade e invariavelmente somos felizes e não enxergamos. Não é engraçado? Os pequenos detalhes de nossas vidas são muitas das vezes jogados para o escanteio e certamente são esses detalhes que fazem a felicidade da vida. E o melhor é que são as coisas mais simples dessa vida.
Que tal observar os pequenos detalhes e os mais simples para se ver o quanto a felicidade bate em nossa porta a todo instante e a todo momento. O importante é viver a nossa vida de forma simples querendo a todo instante ser feliz e ao mesmo tempo torcer pela felicidade do amigo, vizinho... Enfim, que a fraternidade e o amor sejam o caminho para a paz.

sábado, 13 de julho de 2013

ROCK AND ROLL, ROCK


Gênero musical que surgiu na década de 50 do século passado chamado originalmente como "Rock and roll" e teve como influências o blues, rockabilly e música country. Rapidamente caiu no gosto da juventude devido ao som dançante e trepidante e a música "Around the clock" de Bill Harley é o primeiro sucesso em 1955. Daí surgiram grupos e cantores onde se destacaram Elvis Presley, Fats Domino e Chuck Berry.
A partir do ano de 1960 o "Rock and roll" passa a ser tão somente "Rock" com o surgimento em Liverpool da maior banda de rock de todos os tempos e composta por John Lennon, Paul Mccartney, George Harrison e Ringo Star. Essa era a composição da banda "The Beatles" que influenciou e ainda influencia gerações e gerações da juventude mundial. E nessa época surgiram também outros grupos de rock como o "The Rolling Stones", "The Who", "The Doors" e "The Yardbirds". 
Nisso, o rock estoura em todas as partes do mundo e cantores como Bob Dylan, Neil Young, Jimi Hendrix e assim as misturas de estilos vão se moldando num rock bem característico de cada região do planeta. Misturas variadas do rock que vão do reggae, vindo da Jamaica, através de Bob Marley e passando por Michael Jackson, Madona, U2, Guns N'Roses, Metallica, Sepultura, Led Zepelin, Black Sabbath, Queen até o Nirvana.
No Brasil o rock ganha mais visibilidade através do estrondoso sucesso de Cely Campello, na década de 60, com as músicas "Estúpido Cupido" e "Banho de Lua" que desembocam na Jovem Guarda e daí se destacam Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Renato e Seus Blues Caps, Ronnie Von, Wanderléa, entre outros. Raul Seixas torna-se o ícone do rock nacional, além de Rita Lee, e a partir da década de 80 há o grande estouro desse ritmo nesse país verde e amarelo com a consolidação do rock nacional com  grupos Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Blitz, RPM, Ira, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho e Legião Urbana. Surgem nomes como Lobão, Cazuza, Sandra de Sá, Leo Jaime, Marina Lima, Lulu Santos, Arnaldo Antunes. E mesmo sendo líder da banda Legião Urbana, Renato Russo tem que ser exaltado por sua grande importância na música brasileira contemporânea e do rock.
O rock é um gênero musical de sucesso no mundo inteiro devido principalmente ao sentimento de liberdade e muitas letras de suas músicas levam ao cidadão para a reflexão e ao questionamento da vida, do amor e da luta por um mundo de fraternidade e paz.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FIM DE UMA GREVE

Imagem: Nuvens sobre o SINTERO
Foto: José de Arimatéa dos Santos
Final da greve dos trabalhadores em educação do estado de Rondônia e mais uma vez a insatisfação de ampla maioria da categoria. O sindicato, SINTERO, a meu ver, decreta o fim do movimento dizendo numa nota que 60% dos trabalhadores resolveram voltar as escolas para a continuidade do ano letivo e satisfeitos com as conquistas.
Nisso, dividiu-se a categoria. Nesse momento os trabalhadores em educação estão em lados opostos. Tem os que estão do lado da direção do sindicato e do outro lado a base. Nas duas últimas assembleias viu-se uma tentativa de direcionamento por parte do sistema diretivo para que a maioria dos que estavam em greve imediatamente voltassem para as escolas.
Portanto, acredito que poderíamos ter conseguido melhor proposta junto ao governo e mais, a maioria dos que estavam no movimento claramente sinalizavam para a continuidade da greve. Aqui na zona da Mata em Rolim de Moura só vi três pessoas votarem para o encerramento da greve. Mais uma vez a direção do SINTERO antidemocraticamente usa o estatuto do sindicato(como escudo) para contrariar a maioria do filiados que queriam continuar no movimento grevista. Lamentável.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

LUTA DOS TRABALHADORES

É importante a luta dos trabalhadores para a manutenção dos direitos trabalhistas e avançar na conquista de mais direitos, além de denunciar os desmandos dos poderosos. Combater os corruptos e principalmente os corruptores que tornam a vida dos brasileiros cada vez mais difícil.
Esse dia é muito especial para toda a sociedade se envolver e entrar na luta diária por melhores condições de vida. O trabalhador merece e luta por um Brasil mais justo e fraterno.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

NOTA DO SINTERO - MAIS DE 60% DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DECIDIRAM PELO ENCERRAMENTO DA GREVE

O Sintero comunica aos alunos da rede estadual, aos pais e à sociedade que a maioria dos trabalhadores em educação estaduais decidiu encerrar a greve iniciada no dia 21 de maio mediante as seguintes conquistas:
- Gratificação de 7,97% a partir de 1º de agosto deste ano, índice de correção do Piso Salarial Profissional Nacional, que era o mínimo definido pela categoria para encerrar o movimento;
- Revisão do vencimento básico em 5,87% em abril de 2014 e 6% em
janeiro de 2015, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei
Eleitoral; e
- Destinação de R$ 500 mil por mês para pagamento da Licença Prêmio em pecúnia.
Da proposta encaminhada pelo governo do estado a categoria não aceita o condicionamento da efetiva implantação do Plano de Carreira nem a limitação da realização de novos movimentos por se tratar de uma garantia prevista na Constituição Federal.
A decisão de encerrar a greve foi tomada por mais de 60% dos trabalhadores em educação representados pelas Regionais: Rio Machado-7,9%, Norte-29,5%, Mamoré-4%, Guaporé-6,8% e Cone Sul-11,3%.
Optaram por manter a greve os trabalhadores em educação das seguintes Regionais: Estanho-8,7%, Mata-9,6%, Centro I-4,9%, Centro II-4,9% e Café-5,4, que representam 33,5% da categoria.
A Regional Apidiá, que representa 7%, ficou indefinida na última assembleia, mas já havia concordado com a gratificação de 6% proposta pelo governo anteriormente. Na maioria dos municípios que compõem a Regional Apidiá a decisão foi pelo encerramento da greve.
Portanto, em respeito ao estado democrático de direito e de acordo o estatuto do Sintero, a direção do sindicato acata o resultado e declara encerrada a greve por decisão da maioria dos filiados reunidos em assembleias em todo o Estado.
O Sintero reafirma o compromisso da categoria com a melhoria da qualidade do ensino e comunica que as aulas dos dias parados serão repostas, sem prejuízo aos alunos, e que o recesso escolar será cumprido conforme calendário escolar definido anteriormente.
O Sintero agradece aos alunos, aos pais e à sociedade, que apoiaram o movimento, e destaca a coragem, a bravura e a garra dos trabalhadores em educação, provando, mais uma vez, que sem luta não há conquistas.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

LIÇÕES DAS MANIFESTAÇÕES

Nesses últimos dias as manifestações ganharam as ruas do Brasil. Alguns chegam a dizer que o "gigante adormeceu" e que agora será sempre assim com o povo a protestar e exigir mudanças nesse país verde e amarelo. A pouco tempo diziam que o futebol era uma atividade que alienava o brasileiro e a política passava ao largo. Parece que essa definição de alienação política está mudando. É tanto que em pouco tempo os congressistas em Brasília votaram leis de acordo com a "voz rouca das ruas" e ao mesmo tempo arquivaram propostas de leis absurdas que estavam em pauta.
Só que nas pequenas e médias cidades essas manifestações não chegaram para valer que pudessem mudar algumas práticas de prefeitos e vereadores. Vemos que salários altos para alcaides e edis e as cidades abandonadas onde se contam ruas esburacadas e ás escuras. além de muitos outros serviços a desejar. Falta a cobrança de fato da população para mudar todo esse quadro caótico nos municípios onde os políticos nas cidades se acham soberanos e fazem o que quer e até no arrepio das leis vigentes.
Essa é a cidadania que todo brasileiro deve seguir e as manifestações são de uma importância fundamental para as mudanças em todos os sentidos. Contudo é importante que o cidadão também dê o exemplo de honestidade ao eliminar de vez da vida o tal "jeitinho brasileiro" em que podemos colocar como exemplos as furadas de fila e muitos outros gestos condenáveis. Que a cidadania continue e mude todos os parâmetros na vida diária em que a honestidade e a ética sejam preponderantes em todos os sentidos.

sábado, 6 de julho de 2013

CIDADANIA

José de Arimatéa dos Santos
Interessantes os fatos ocorridos nesses últimos dias em que a população botou a "boca no trombone" e melhor que isso está nas ruas para exigir um país diferente. Os políticos de início não entenderam e faziam "ouvido de mercador" ao clamor das ruas. Parece que agora escutaram e o Congresso Nacional derrubou um monte de propostas esdrúxulas que estavam na pauta de discussões, além de aprovar outras tantas de interesse popular.
Todo esse quadro ainda é nacional. Precisa descer para os estados e municípios para a devida fiscalização de governadores, deputados estaduais e prefeitos e vereadores. Ainda nos municípios vemos muitas demandas para a imediata resolução como a rua esburacada e escura, coleta do lixo deficiente e o destino final dos dejetos, além do correto cuidado com o dinheiro do contribuinte nos mais variados impostos municipais e estaduais.
Nesse Brasil verde e amarelo falta muita coisa mudar, contudo as manifestações dizem muito e mais do que isso que a mobilização precisa ser constante. Só através da pressão popular que as demandas serão resolvidas e o povo brasileiro fará desse país uma verdadeira nação mais igual socialmente e com mais educação, saúde, segurança e cuidados com o meio ambiente.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O ESTADO DE RONDÔNIA

José de Arimatéa dos Santos
Incrível como o estado de Rondônia sempre está nas primeiras páginas e infelizmente policiais. Vez por outra pegam políticos no "pulo" em denúncias de corrupção. Agora mais uma e a manchar o nome desse estado tão brioso no país Brasil. Sabemos que os políticos são eleitos por toda a população, contudo sempre elegem como dizem por aqui algumas "curvas de rio" e homens e mulheres que fazem o mal para todo um estado.
É claro que Rondônia não se resume a estes corruptos e seu povo valoroso e trabalhador é que leva para o alto o nome desse estado amazônico. Esses corruptos que sejam exemplarmente punidos. É o que espera quem mora e gosta de Rondônia. Penas que vão da entrega do dinheiro roubado e que cumpram também guardados nas celas dos presídios.
Rondônia de belezas naturais incríveis e de potencialidades incomensuráveis, porém com o cuidado com o meio ambiente para que toda essa riqueza humana e de natureza permaneçam por várias e várias gerações. Quanto aos corruptos de plantão, cadeia. Só.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

RONDÔNIA: TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO REJEITAM CONTRAPROPOSTA DO GOVERNO E MANTÉM GREVE NA REDE ESTADUAL

Foto: SINTERO
Em assembleias realizadas nesta quarta-feira (03/07) em todo o Estado, os trabalhadores em educação, na maioria das Regionais, rejeitaram a contraproposta do governo do estado e decidiram manter a greve iniciada no dia 21 de maio.
 A contraproposta do governo, apresentada em reunião realizada na noite de terça-feira, foi a seguinte:
 1- concessão de um auxílio de caráter indenizatório que representaria 6% do vencimento básico a partir de 1º de julho, até dezembro de 2013, o que causaria um impacto de R$ 12 milhões até o final do ano. A continuidade desse auxílio em 2014 estaria condicionada à concretização da transposição.
 2- Concessão de uma revisão de vencimento de 5,87% em abril de 2014 e 6% em janeiro de 2015, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Eleitoral.
 3- Cumprimento da Lei nº 680/2012 (Lei do Plano de Carreira) ficando na dependência de parecer jurídico da PGE nos moldes da Lei Complementar nº 620/11.
 4- Manutenção do pagamento da Licença Prêmio em pecúnia nos moldes já ajustados, ou seja, reservando-se R$ 200 mil mensais para pagamento dos servidores com idade avançada ou doença grave e R$ 300 mil para pagamento dos demais de acordo com os critérios que vinham sendo utilizados.
 5- Cessar os movimentos paredistas no presente e no próximo exercício, mantendo-se o diálogo permanente com a categoria.
 Os trabalhadores em educação discordam dos itens 1 e 5. Quanto ao item 1 porque na rodada de negociação anterior a categoria autorizou a comissão de negociação do comando de greve a negociar um auxílio de no mínimo 8%, condição para a suspensão imediata da greve.
 Quanto a item 5, porque os trabalhadores em educação não aceitam negociar o direito constitucional de realizar movimentos a qualquer momento.
 Os trabalhadores em educação voltam a realizar concentrações, atos públicos e manifestações diariamente em todo o estado. Para a próxima semana a categoria deverá adotar novas estratégias de luta, que poderão ter início com a realização de caravanas de todo o estado para atos de protesto em Porto Velho.
 Secretaria de imprensa e Divulgação do SINTERO

quarta-feira, 3 de julho de 2013

JULHO

José de Arimatéa dos Santos
Já estamos no mês de julho e isto significa que a metade do ano já foi. E o que me impressiona é o tempo bem diferente de anos atrás em que as temperaturas eram bem amenas. Este ano, chuvas e altas temperaturas. A duas décadas que moro aqui em Rondônia e nunca havia presenciado chuvas por essa época. Não estou a reclamar, apenas a a informar e com alegria. Por que dessa forma o verde prevalece e os agricultores só a exultar.
E o mês continua com as ruas a manifestar a indignação quanto a corrupção e as grandes perspectivas de mudanças pela força do povo. Muito importante as manifestações e isso significa que é importante ficar em alerta quanto as medidas adotadas pelos políticos para modificar o quadro caótico que ainda perdura no nosso país.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

BRASIL SOBERBO

Imagem: Google Image
A combinação das ruas e campo de jogo deram um ar de brasilidade e essa maravilha que só o futebol para a magia da arte e da beleza do esporte. O povo brasileiro exige mudança em todos os campos da vida nacional e o futebol não é diferente. Até o início da Copa das Confederações a seleção brasileira não tinha time e muito menos o apoio maciço da população brasileira.
Jogar em casa já é uma vantagem enorme, contudo só se falava na Espanha. Natural por ser a seleção espanhola a campeã do mundo. A desconfiança do torcedor brasileiro era latente e havia até a preocupação de resultados desastrosos. A chave do Brasil nesse torneio era muito difícil e as vitórias sobre Japão, México e Itália deram o gás natural para o apoio e a confiança dos jogadores brasileiro. Time que dificultou essa trajetória foi o Uruguai que com sua raça já conhecida vendeu caro a derrota para o Brasil.
Na final simplesmente a Espanha, campeã da Copa da África e com um futebol refinado e reverenciado por todo o mundo futebol. Eis que o Brasil joga o futebol brasileiro de toques rápidos, envolvente e eficientes, jogadas individuais e atacantes goleadores. O tão propalado jogo espanhol caiu por terra e o chocolate na Espanha poderia ser bem maior ainda.
Brasil, campeão da Copa das Confederações, entretanto não se ganhou nada quando se mira numa Copa do Mundo daqui a um ano e mais ainda a disputar aqui no Brasil. Faz-se necessário continuar o trabalho com os pés no chão e a base já feita jogue mais e simplesmente não tenho dúvida que o brasileiro tem todas as condições para sonhar com o hexacampeonato aqui na Copa do Mundo.
Quando falo Brasil soberbo não significa somente com a seleção canarinha. Significa a cidadania que está começando a partir da rua com o povo que quer nova postura na política. Além de um futebol de primeira é necessário que a educação, a saúde e a honestidade nos gastos públicos sejam também de primeira, principalmente tudo isso e muito mais com o padrão FIFA. E nisso a transparência é necessária para que o dinheiro público seja bem empregado para a melhoria de vida de todos os brasileiros.