sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A SEMANA

José de Arimatéa dos Santos
Aqui em Rondônia a semana começou bem diferente e até ontem o frio deu as caras. Quando a temperatura diminui por essas bandas da amazônia pode ter certeza que é notícia. De uma hora para outra o tempo muda. Temperaturas acima de 30 graus e de um dia para outro as temperaturas variam de 14, 15 graus. Olha só que diferença. Antigamente era somente uns dias no mês de junho. Ultimamente até começar o inverno amazônico o frio aparece.
Outro fato e que o Brasil inteiro lamentou e reclamou foi a a não cassação do deputado federal Natan Donadon que está preso. Infelizmente o espírito de corpo de boa parte dos deputados em Brasília prevaleceu. Simplesmente mais um tapa na cara de toda a sociedade brasileira que quer ver decência e ética na política e em todos os setores da sociedade. Não dar mais para conviver com fatos dessa natureza em que os "representantes do povo" se escondem no tal do voto secreto e não respeitam a população. Por isso é importante voto aberto em todos os momentos e em todos os parlamentos. Não se admite mais o corporativismo e a falta de vergonha de parte da Câmara dos Deputados.
E como estamos a começar um novo mês que seja de mais felicidade e ótimas notícias. E assim a vida prossegue na luta de todos nós no trabalho, família e na sociedade. Que a paz, fraternidade e o amor prevaleçam. E assim caminha a humanidade e que seja de uma forma bem diferente e melhor.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BELEZA E SIMPLICIDADE

José de Arimatéa dos Santos
Só uma flor de cores branca e amarela. Que beleza. Tão simples e ao mesmo tempo de uma enormidade tão grande pela capacidade de enebriar os amantes da poesia e da natureza. Oh, só as flores para deixar cada vez mais leve a nossa vida. 
As flores que embelezam todo e qualquer ambiente e o melhor de tudo isso é lição que as flores a todo instante nos dá: Vida, muita beleza e a simplicidade que deve reger a vida de todo ser humano. Só o simples que é belo e deve exaltar a existência tão efêmera e que deve ser com amor, paz e harmonia.

domingo, 25 de agosto de 2013

VIVA A VIDA!

José de Arimatéa dos Santos
O dia começa e sinto que tudo está diferente e quando abro a porta dou de cara com um um dia bem cheio de vento. Venta. E com isso o tempo está mais fresquinho. Que diferença de temperatura! Amazonicamente posso falar que faz frio. Por que amazonicamente? Ué, é um calor tão grande que perdura sempre aqui em Rondônia e quando amanhece num ventinho, certamente o frio se estabelece. Não é o frio que vem lá do sul, porém faz com que a nossa alimentação seja mais quente para o aquecimento tão necessário e o dia prossegue tão bom. Quem estiver bem acompanhado... Sem comentários. Eu que só estou curto de uma outra forma. Música, uma bebida que faz a reflexão surgir tão naturalmente e a vida a pensar e acreditar que amanhã será sempre e é diferente.
Conjecturas, reflexões e assim caminho ao logo do dia numa certeza que os momentos presentes podem e vão melhorar mais ainda no futuro que já é hoje em cada segundo que vai passando. Vivo a vida como ela é. E tem que ser assim com muita alegria que se estabelece em cada sensação da maravilha que é a vida. Assim caminho e continuo na luta por momentos cada vez mais felizes. Agradecer e viver cada segundo da vida com muito amor e paz no coração. Viva a vida!

sábado, 24 de agosto de 2013

TEMPO DE CALOR


José de Arimatéa dos Santos
Dias quentes a deixar os dias tão claros. Ah, só mais chuvas para melhorar tudo isso!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

QUEIMADAS URBANAS

Tocar fogo em lixo, folhas e restos de galhos de árvores contribui e muito para que o nosso meio ambiente fique cada vez mais insuportável. Certamente a dona de casa quando sente o cheiro de fumaça e suas roupas no varal fica deveras preocupada pelo cheiro característico da fumaça que se impregna nas roupas deixando-as sujas. O problema das queimadas é mais preocupante devido o clima seco desse período em que praticamente não chove. Juntam-se a tudo isso a poeira e o calor que favorecem a um quadro danoso para quem sofre de problemas respiratórios. Nisso, os hospitais públicos recebem mais pacientes para tratamento e assim acarreta mais despesas médicas para o município e para os cidadãos.
José de Arimatéa dos Santos
É no final da tarde que em todo redor da cidade se sente e vê um clima pesado advindos da poeira, vento, calor e fumaça. É bom enfocar que além dos problemas acima citados que as queimadas urbanas reforçam a poluição, pois o lixo incinerado produz gases tóxicos que podem causar doenças crônicas. Nem vou me alongar ao crime ambiental quanto à saúde do planeta terra através dessas queimadas e a proliferação de gases na atmosfera.
Louvável a atitude do M.P.(Ministério Público) que desencadeou uma campanha de conscientização para que os moradores de Santa Luzia do Oeste abandonem essa prática danosa a ecologia e a saúde de todos residentes nesse município rondoniense. Importante que folhas e demais resíduos sejam acondicionados devidamente e postos em local estratégico para que a coleta municipal de lixo os recolha e dê o necessário destino.
O fim das queimadas urbanas representa a verdadeira evolução de cada cidadão consciente numa certeza que a solidariedade e a fraternidade entre todos os entes da comunidade santaluziense significam o real cuidado e a preocupação com os rumos dessa próspera e jovem cidade.
 

 

domingo, 18 de agosto de 2013

CLIMA SECO

José de Arimatéa dos Santos
Por essas bandas da amazônia, mais precisamente Rondônia, nesse período do ano prevalece esse clima que nos traz alguns transtornos. As chuvas diminuem e como diminuem e a poeira toma conta. Certo que esses dias o frio deu uma passadinha. Aliviou um pouco as altas temperaturas. Foi muito bom.
O que me preocupa são as queimadas urbanas. Ainda bem que as queimadas na zona rural diminuíram e praticamente não se vê mais essa prática. Enquanto isso na cidade alguns desavisados ainda tocam fogo em lixo e folhas das árvores. Chega o final do dia e a cidade num fumacê só e o clima mais pesado ainda. A dificuldade de respirar é latente e a revolta de que tem problemas respiratórios.
O alento vem do trabalho de conscientização do Ministério Público para que toda comunidade tenha a devida consciência em não fazer as famosas queimadas urbanas. Junta tudo em recipientes próprios e coloca em local estratégico para que a coleta municipal de lixo os recolha e dê o destino correto a esses dejetos.
Somente através da solidariedade e consciência ecológica pode-se acabar com essa prática danosa ao meio ambiente. E as pessoas que têm problemas de saúde devido ao clima desse período, acrescidos às queimadas agradecem e o nosso clima já seco, esperam novos dias sem poluição das queimadas e uma melhora na qualidade de vida.

sábado, 17 de agosto de 2013

PARABÉNS, BARBALHA

José de Arimatéa dos Santos
Nesses 167 anos da cidade de Barbalha(CE) quero fazer um contraponto e em vez de exaltar os de sempre e que cansamos de ouvir falar e que comandaram e ainda comandam essa cidade, fazer a justa e merecida homenagem ao mais simples barbalhense que trabalha dia após dia para colocar o pão de todo dia na mesa pro seus filhos. Cidade em que alguns ainda fazem aquela famosa pergunta tão barbalhense:
-Você é filho de quem?
Por aí se vê que prevalece o sobrenome em detrimento do ser humano, do cidadão e uma verdadeira casta desde sempre "manda" na cidade.
Cidade de uma elite tradicionalíssima e que chega às raias de censurar e proibir a apresentação de peças teatrais. É o que diz o historiador José Airton de Farias em seu livro "História do Ceará" de 2009 em sua 5ª edição, página 385. O fato histórico se refere ao grupo de teatro "Gruta" que nos anos 66 e 68 do século passado fazia caravanas pelo interior do Ceará e a crítica do grupo era em cima da ditadura militar vigente. "A crítica transmitida pelo Gruta fez com que algumas de suas peças fossem censuradas pela Ditadura e uma apresentação em Barbalha proibida." Esse fato da proibição me remete a apresentação cultural do CEB(Centro Estudantal Barbalhense) no final dos anos 80 quando alguns desses da elite barbalhense chegaram a acabar, através da força policial, a manifestação de estudantes através das artes.
E finalmente por si só a cidade é um contraponto em tudo. Tradição da religiosidade católica juntamente com a liberdade do carregamento do "Pau da Bandeira" em homenagem ao padroeiro Santo Antônio em que prevalece a aguardente e a força do trabalhador que traz para a cidade a maior simbologia das festas populares. No dia do "Pau da bandeira" a cidade só é tradicional nos seus casarões que nos remetem ao tempo da escravidão e do senhor de engenho. Talvez daí se explica o apego dessa elite barbalhense por ditaduras e ditadores, não aceitar que o filho do pobre estude e acreditar que somente os rebentos deles podem ser "doutores".
Mesmo assim e mesmo de longe parabenizo minha terra querida onde nasci e a mais de 21 anos estou fora numa esperança que seu povo trabalhador, que é maioria, possa transformá-la e começar fazer uma outra história em que prevaleça o ser humano e sua importância pelo o que cada barbalhense é independente de sobrenome ou posição social. Parabéns, Barbalha!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BARBALHA DOS CARIRIS

José de Arimatéa dos Santos
Essa imagem me faz lembrar da terra natal. O lugar onde nasci e vivi boa parte de minha vida. Lembranças do tempo que ia as aulas de catecismo para aprender a rezar direitinho. Quantas vezes passava por essas ruas e contemplava a beleza da igreja matriz da cidade de Barbalha.
Quando de uma das voltas para passar as férias num domingo à tarde procurei registrá-la por um outro ângulo e que poucos registram. Igreja de uma beleza incomparável e que representa o sentido maior de ser barbalhense.
Barbalha, cidade tão tradicional que chega ao extremo de uma elite até preconceituosa e que difere e como difere de sua periferia que considero o centro desse rincão tão caririense. Bem no sopé da grande Chapada do Araripe e de um povo de muita cultura popular e que leva aos quatro cantos do mundo seu jeito barbalhense de ser. Sem os preconceitos de alguns e sim a verdadeira alegria de seu povo que mora do Rosário ao Alto da Alegria e passando por Vila Santo Antônio e até o Arajara e Caldas. 
Tantos lugares especiais e Barbalha que centenariamente ultrapassa o tempo numa beleza de uma cidade de encontros tão cariris e de uma cearensidade brasileiríssima. Barbalha de todas as religiosidades e afins onde a fé se faz presente numa esperança de dias melhores e com oportunidades iguais para todos. Oh, Barbalha! Barbalha dos cariris.

domingo, 11 de agosto de 2013

ESTRADA, CAMINHOS

José de Arimatéa dos Santos
Para mim essa imagem diz tudo e me remete a muita coisa. Fico a pensar no que já fiz até ontem e sei que errei muito. Natural. Acredito que acertei mais, contudo que se pudesse voltar no tempo os erros seriam bem poucos. Ah! Todo mundo diz isso, não? Bola pra frente e acreditar no futuro bem diferente deste.
Como dói as rasteiras de alguns e o pior usando pessoas de mais alta estima para mim e o coração se espedaça, porém acredito que as retaliações só diminui quem as promove. Fico triste por essas e por muitas outras.
Sentimentos grandiosos afloram mesmo com as adversidades que teimam vez por outra aparecer. Vivo estou e pronto para mais embates e certo que a vitória não tarda nunca em aparecer. O dia de amanhã sempre está por aí. Mesmo numa noite de chuvas ou não, de relâmpagos ou calmaria, nasce o novo dia lindamente. E o novo dia chega com chuvas, nublado ou ainda com o sol a brilhar no horizonte.
Essa é a vida de mais vitórias mesmo com as pedras que colocam em nosso caminho. Vou em frente e certo do futuro bem diferente de hoje numa caminhada de grandes realizações. E onde o amor prevalece juntamente com a fraternidade e a justiça. Esse é o caminho.

sábado, 10 de agosto de 2013

E NÃO É QUE HOJE

José de Arimatéa dos Santos
Num calor tão grande desses dias e numa secura incrível ontem á tarde alguns pingos de chuva resolveram nos visitar e hoje pela madrugada ventos. Ventos frios e que muda toda o clima nessa querida Rondônia de todos os brasileiros de todos os cantos.
E mesmo com os ventos mais frescos o sol brilha e muito forte que nos inspira num banho fresquinho em qualquer rio amazônico, rondoniense. Belezas mil de um estado tão bonito e maravilhoso.
A imagem diz tudo e num frescor de águas tão cristalinas e numa sombra só para passar o tempo e esquecer de tudo. Natureza perfeita e que continue para toda a eternidade e para as gerações futuras.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

E RONDÔNIA NAS MANCHETES DE JORNAL

José de Arimatéa dos Santos
Estado em franco desenvolvimento e de um povo vindo de todas as partes do Brasil. Fatos que fazem a riqueza desse rincão mais valorizado ainda. Claro que a devastação de suas florestas continua a todo vapor, mesmo com a fiscalização e o trabalho dos órgãos ambientais. A consciência ecológica que só com sustentabilidade pode e deve caminhar para que Rondônia tenha um crescimento sólido e cada dia mais mais prosperidade para todos nós rondonienses.
Estado amazônico e de localização estratégica para todo o país e que suas riquezas devem ser preservadas para que as gerações futuras possam usufruí-las da maneira mais correta onde os erros do passado não se repitam. Produção agrícola e pastoril é grande, além de um parque industrial com grande potencialidade, contudo vale ressaltar que o meio ambiente deve ser preservado.
Rondônia de vários sotaques e muito mais culturas. Estado muito bonito, porém com alguns políticos que envergonham a grande maioria dos rondoniense. Esses representantes do povo merecem as punições da justiça para a tão necessária depuração. Esquecido pela maioria dos brasileiros ou ás vezes zombado, Rondônia caminha firme para um futuro que já é presente.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PENUMBRA DE NOITE

Fim de uma tarde quente e início de uma noite que vai aos poucos a ficar mais fresquinha. Certeza de mais um dia produtivo e cheio de esperanças por momentos cada vez melhores. É a vida.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

domingo, 4 de agosto de 2013

FUTEBOL, SIMPLES

José de Arimatéa dos Santos
Futebol a alegria do brasileiro e o jogo bem jogado deixa todo coração mais leve e feliz. Essa é a mágica de uma partida de futebol. Esporte que hoje se vê o quanto é universal e quanto mais simples, mais bonito. 
Diferente da grande mídia que manipula e só privilegia os times de série A, vemos que o futebol vive em todas as séries, divisões. Em todo campo de futebol se vê a esperança da chegada de mais um grande atleta que tenha estilo e inteligência dos grandes futebolistas.
O futebol está em todos os cantos, campos. Sejam de terra batida ou no gramado natural ou sintético. Não importa. O que vale é o rolar da pelota suavemente e o jogador ou jogadora saber tratá-la muito bem.
Dribles desconcertantes, passes precisos e o momento supremo do futebol: gol. E tome gol a todo instante em que as redes balançam numa alegria estonteante. A torcida faz a festa com batucada e muito barulho. Essa é a verdadeira festa popular.
Futebol brasileiro e do mundo que reúne multidões para reverenciar o esporte que às vezes o gol não sai e mesmo assim a partida fica na história devido o "lá e cá" e nas defesas milagrosas dos goleiros. Esse é o futebol que faz a alegria de todos.

sábado, 3 de agosto de 2013

AGOSTO QUENTE

José de Arimatéa dos Santos
Mesmo com o fenômeno da "friagem", como falamos aqui em Rondônia, o frio em que as temperaturas despencaram e em algumas regiões do estado chegou-se aos incríveis 11/12 graus Celsius na semana passada e nesta semana com o início do mês de agosto se inverteu tudo. Segundo o Climatempo as mínimas variam entre 24/25 graus até quinta feira e as máximas podem chegar aos 39 graus, porém a sensação é de 40 graus. E para piorar o tempo continua seco e sem previsão de chuvas. Bote quente nisso!
Nós rondonienses já sabemos que nessa época do ano é assim mesmo. Quando logo cheguei aqui em 1992, além dessa quentura tinha as queimadas que de noitinha os olhos ardiam. Ainda bem que melhorou muito essa consciência ecológica de não fazer queimadas. O que persiste são as queimadas urbanas que contribuem para a sensação térmica aumentar mais ainda e parecer que estamos num forno.
O Ministério Público começa a se preocupar e nos defender quanto a esses crimes de algumas pessoas em queimar lixo e folhas das árvores. É preciso uma campanha mais forte que é necessário juntar esse lixo e acondicioná-los para a coleta de lixo da prefeitura. Simples, não? Ainda não. Basta dar uma voltinha na cidade e ver  quantidade de fumaça de queimadas dos moradores da cidade a deixar o ambiente mais difícil para respirar e consequentemente as doenças alérgicas a pulularem mais frequentemente.
O ser humano se adapta ao meio ambiente e nós que moramos nessa região privilegiada pelas águas e matas infinitas, apesar dos desmatamentos que ainda acontecem criminosamente e dos inimigos do verde, vale a dica por um ar mais limpo e que o tempo seco acabe logo com uma chuvinha a molhar o chão e diminuir um pouco essas temperaturas tão altas.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ESTAVA A CANTAR NOS PENSAMENTOS

José de Arimatéa dos Santos
Estava a cantar nos pensamentos uma poesia musicada por Gonzagão e Zé Dantas e olha que alegria mesmo sendo um péssimo cantor. Rapaz, nem cantor eu sou. Nem em pensamentos... A música é clássico nordestino e mundial:
O Xote Das Meninas
Luiz Gonzaga/Zé Dantas
Mandacaru
Quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É sinal que o amor
Já chegou no coração...
Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir timão...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao dotô
A filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, não quer nada...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
Mas o dotô nem examina
Chamando o pai do lado
Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
Que prá tal menina
Não tem um só remédio
Em toda medicina...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
Mandacaru
Quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É sinal que o amor
Já chegou no coração...
Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir timão...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
De manhã cedo já está pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao doutor
A filha adoentada
Não come, num estuda
Num dorme, num quer nada...
Ela só quer
Ela só quer
Só pensa em namorar...
Mas o doutor nem examina
Chamando o pai do lado
Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
E que prá tal menina
Não tem um só remédio
Em toda medicina...
Ela só quer!
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer

Só pensa em namorar...