terça-feira, 29 de julho de 2014

O BRASIL, EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO

O Brasil é um país jovem quando comparado a muitos países como Rússia, índia e China que já têm uma história milenar. Essas nações já passaram por vários períodos e de certa forma a identidade de seus povos são bem características. De história documentada só temos pouco mais de 500 anos e temos um longo caminho a percorrer para que de fato possamos alcançar nações desenvolvidas em todos os campos.
É sabido que o Brasil melhorou e muito em sua economia e a olhos nus pode-se ver o quanto a população em geral vive bem melhor. Esse fato se deve ao controle da inflação que simplesmente e infelizmente comia, pode-se dizer literalmente, o salário de todos os brasileiros e uma ainda mínima distribuição de renda. Se o povo tem um pouquinho de dinheiro, vai consumir mais. Ao comprar mais gira a economia e mais e mais empregos são gerados. Eis o básico do capitalismo.
Claro que ainda é pouco quando se deparamos com muitos brasileiros jogados na marginalidade e a miséria instalada nas periferias das cidades. Uma educação de qualidade duvidosa e não sendo prioridade por parte das políticas de todos os governos que vai do federal, estadual ao municipal. De que vale ser uma das dez maiores economias do planeta se o seu povo tem péssimos serviços públicos?
O Brasil deve ser discutido por todos os brasileiros e as ideias que saiam do papel e postas em práticas. E a principal que a educação seja de fato prioridade nacional. Não plataforma eleitoreira de cada dois anos. Dinheiro, vimos que não é problema, pois a realização da copa do mundo de futebol mostrou a capacidade empreendedora na construção de vários estádios e das obras de transporte urbano e aéreo.

Mais do que nunca é necessário integrar todas as regiões do Brasil num desenvolvimento duradouro e que se possa fazer a distribuição de renda para que todo brasileiro possa viver dignamente. Esse é o caminho e que a cada dia possamos melhorar em todos os setores para que possamos nos orgulhar desse Brasil como um país de alegria e felicidade por viver numa terra em que cada brasileiro brinca e ao mesmo tempo leva a sério num projeto de mais desenvolvimento.

Nenhum comentário: