sábado, 31 de janeiro de 2015

E A ÁGUA?



José de Arimatéa dos Santos

A água tem uma importância primordial na vida do planeta terra, pois já é sabido o quanto o precioso líquido impulsiona os vários ciclos na vida biológica. A água tem ainda grande influência nos vários fenômenos físicos e químicos que a todo instante estão a ocorrer. Claro que o ser humano sempre soube dessa importância tão primordial da água. E por que não cuidou racionalmente? Simplesmente é a eternidade que a humanidade em seu conjunto acredita que todos os recursos naturais têm. Ledo engano. Se não souber explorar convenientemente os recursos da natureza o nosso futuro nesse planeta é catastrófico. Os sinais começam a aparecer.
O lado bom de toda crise é que sempre se acham as soluções. E como tal em relação à água as soluções são várias. Primeiramente economizar. Diminuir os gastos desnecessários que ainda infelizmente são comuns. E esses gastos vão desde a péssima distribuição por parte das companhias de água até os exageros no simples banho demorado, além dos vazamentos nas ruas e residências. É um problema que demanda a participação de todo mundo. Ninguém está fora desse processo. Já ouvi muita gente comentar que sem energia dar pra passar, contudo sem água é o caos. Concordo.
O Brasil é um país rico em água. Ainda bem, porém é necessário conservar os locais ricos em água como as nascentes, cabeceiras de rios, reflorestar as matas ciliares de rios e riachos. Outro ponto muito importante é o tratamento da água usada antes de jogar nos rios e lagoas através dos esgotos. Quantos rios importantes desse grandioso país estão poluídos devido a uma visão nada ecológica de um passado de total desprezo e desrespeito com a ecologia? Com essa falta de chuvas em regiões que sempre choveu o alerta está dado pela própria natureza que sempre avisa que está sendo agredida. Resta-nos tão somente o cuidado mais do que necessário com os recursos naturais.
Esse processo de cuidado na preservação da natureza tem como ponto inicial a educação através da conscientização em que é muito importante mudar posturas em vários aspectos na exploração dos recursos da natureza. Plantar mais árvores no campo e na cidade. Preservar mais florestas. E o que eu acredito ser mais importante é o ser humano se inserir na natureza como um agente igual aos demais animais e vegetais e ter a inteligência de refrear toda essa ganância do individualismo e do desenvolvimento predatório em todos os sentidos.

Nenhum comentário: