domingo, 22 de março de 2015

PRECIOSO LÍQUIDO, ÁGUA

Incrível como o futuro bate às nossas portas no presente no aspecto do consumo de água. Fatores como as mudanças climáticas aliada do desmatamento sem controle e da poluição de grandes áreas agrícolas com veneno e nas cidades a falta de um melhor cuidado com a água de esgotos que são despejadas “in natura” em rios, lagos e mares. Essa é a situação de como estamos desperdiçando e embaçando nosso futuro nesse planeta. Sem água não se tem vida.
O estoque de água doce, potável, na terra é muito pouco quando comparamos com a água salgada dos mares. De antemão é caríssimo o processo de dessalinização da água, e de certa forma hoje, economicamente, é uma forma de obtenção de água potável caro. O que vale nesse momento é economizar e frear todo esse processo de desperdício do precioso líquido. Isso vale pra todo mundo e no mundo inteiro.
José de Arimatéa dos Santos
No Brasil, o sudeste do país passa por uma grande crise hídrica advinda da falta de planejamento dos governos da região. E por incrível que pareça agora que o Brasil nota que é preciso urgente se preocupar com a água. E o nordeste que desde sempre convive com a quase permanente falta de água e também fruto de um descaso também secular dos governos. É possível viver com pouca água e de qualidade. Basta inteligência e saber administrar.

A solução para não faltar água é saber administrar os mananciais atuais procurando não poluí-los com agrotóxicos usados em demasia nas grandes propriedades rurais, cuidar da água dos esgotos e principalmente não desmatar nossas florestas. Claro que cada um de nós pode contribuir. E a contribuição vem através da economia de água dentro de casa. Começar a ter o cuidado crucial com a água. Cidadania é se preocupar com o presente e também com o futuro. E a água é a vida e como tal água limpa e de ótima qualidade representa saúde e bem estar.

Nenhum comentário: