domingo, 22 de março de 2015

PRECIOSO LÍQUIDO, ÁGUA

Incrível como o futuro bate às nossas portas no presente no aspecto do consumo de água. Fatores como as mudanças climáticas aliada do desmatamento sem controle e da poluição de grandes áreas agrícolas com veneno e nas cidades a falta de um melhor cuidado com a água de esgotos que são despejadas “in natura” em rios, lagos e mares. Essa é a situação de como estamos desperdiçando e embaçando nosso futuro nesse planeta. Sem água não se tem vida.
O estoque de água doce, potável, na terra é muito pouco quando comparamos com a água salgada dos mares. De antemão é caríssimo o processo de dessalinização da água, e de certa forma hoje, economicamente, é uma forma de obtenção de água potável caro. O que vale nesse momento é economizar e frear todo esse processo de desperdício do precioso líquido. Isso vale pra todo mundo e no mundo inteiro.
José de Arimatéa dos Santos
No Brasil, o sudeste do país passa por uma grande crise hídrica advinda da falta de planejamento dos governos da região. E por incrível que pareça agora que o Brasil nota que é preciso urgente se preocupar com a água. E o nordeste que desde sempre convive com a quase permanente falta de água e também fruto de um descaso também secular dos governos. É possível viver com pouca água e de qualidade. Basta inteligência e saber administrar.

A solução para não faltar água é saber administrar os mananciais atuais procurando não poluí-los com agrotóxicos usados em demasia nas grandes propriedades rurais, cuidar da água dos esgotos e principalmente não desmatar nossas florestas. Claro que cada um de nós pode contribuir. E a contribuição vem através da economia de água dentro de casa. Começar a ter o cuidado crucial com a água. Cidadania é se preocupar com o presente e também com o futuro. E a água é a vida e como tal água limpa e de ótima qualidade representa saúde e bem estar.

sábado, 21 de março de 2015

PARTICIPAÇÃO, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

Ultimamente vemos muita gente indignada com tanta corrupção e falta de caráter de muitos políticos. No passado as pessoas se indignavam, porém não tinham as redes sociais que dão uma imensidão incrível às nossas opiniões. Claro que sabemos que tem gente que vai na “onda” e é contra a “isso e aquilo” só por que seus candidatos foram derrotados nas urnas. É preciso muita cautela nesse momento tão crucial e conturbado que passa a nação. Faz-se necessário saber separar e bem o “joio do trigo”.
O tiroteio verbal dos políticos se faz presente nas televisões e mídia em geral. É acusação de todo tipo e pra todos os lados. Fica até difícil saber quem fala a verdade. Parece que de uma hora pra outra deu tudo errado. E já vem aquele pessimista dizer que o Brasil não vai pra frente devido aos seus políticos. E lá vou eu: E quem elege os digníssimos senhores políticos? Será que sabemos em quem votamos na última eleição? Ficam as indagações.
A revolta contra os políticos de plantão é justificável, pois os mesmos trabalham contra eles mesmos quando aprovam certos projetos que se beneficiam como altos salários e aumento de mais dinheiro público para partidos políticos, etc. Sei que quando votamos, no dia da eleição, damos uma procuração em branco pros mesmos nos representar e contribuir para a melhoria de nossas vidas. Não para o benefício deles e de seus apaniguados. O cidadão consciente fica revoltado e com razão com essas notícias diárias de tanta roubalheira. E quem não fica?
Vejo que toda crise tem o lado bom por que podemos encontrar vários caminhos para solucioná-la. Nada de golpes militares, impeachment e coisas que o valha. A democracia é um processo lento com evoluções e é preciso ter calma. O que vale dizer é que se deve respeitar o resultado das eleições, pois naquele momento a maioria acreditou ser o melhor. Está insatisfeito? E quem não está? Só nós podemos mudar todo esse quadro, pois a cada eleição somos convocados para escolher nossos representantes.

Falta-nos um melhor e mais aguerrido acompanhamento das ações dos políticos em geral. Cobrar dos políticos e demais autoridades mais soluções para os problemas que estão aí para serem resolvidos. E que a justiça seja mais célere na investigação e condenação para os que de fato roubaram e malversaram o dinheiro público. E o mais importante: é todos nós termos a real noção do que gravita nesse mundo da política institucional e saber que todo e qualquer ato nosso realça a política. Mais ética e transparência.