![]() |
Google Images |
O que mancha esse futebol é a violência por parte das torcidas dos clubes. Por último foi o ataque a delegação do Fortaleza Esporte Clube em Recife por uma torcida organizada do Sport Club do Recife com pedras e bombas sobre o ônibus do clube cearense após o jogo dos dois clubes pela Copa do Nordeste.
Casos de violência que se repetem. Numa rápida lembrada ocorreram os ataques ao ônibus do Bahia, no Gre-Nal no Rio Grande do Sul e a morte da torcedora do Palmeiras num Palmeiras x Flamengo. Situações que denotam a impunidade e a letargia das autoridades constituídas sobre toda essa situação de caos.
Infelizmente as decisões para conter essa onda de violência são medidas paliativas e que não vão na verdadeira punição para que a paz seja restabelecida no futebol. Nesse quadro quem tem coragem de sair de casa e ir assistir no estádio, na arquibancada, uma partida de futebol?
O futebol é um esporte que une as pessoas nas brincadeiras do vencedor sobre o vencido, pois o vencedor de hoje pode ser derrotado em outro jogo e as zoações são invertidas. É muito necessário voltar ao tempo que as torcidas adversárias iam pro estádio de futebol pra torcer pro seu time de forma alegre, em paz e com respeito ao torcedor adversário e aos clubes que se enfrentam dentro das quatro linhas.