sábado, 10 de março de 2012

EDUCAÇÃO, CAMINHO PARA A LIBERDADE

Imagem retirada do Google Images
Somos sabedores da grande deficiência no ensino brasileiro desde a educação infantil até a universidade. E é notório o descaso de todos os governos para o setor devido principalmente o interesse em não preparar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. Passam-se governos e na educação só vemos medidas paliativas e métodos diferentes que se contradizem no final do processo ensino-aprendizagem. Não há uma política de valorização do professor e melhores condições para a escola.
O país cresce economicamente, mas revela mais ainda o fosso da desigualdade em que o filho do rico onsegue ter uma educação de primeira qualidade que deveria ser de todos indistintamente. A escola pública abandonada e os governos de plantão alegam a falta de dinheiro para investir no setor. O que se vê são grandes projetos e exemplos individuais de professores abnegados que mesmo com salários aviltantes desenvolvem métodos com os alunos que provam que com boa vontade pode-se fazer o diferente.
Num país de pessoas mais educadas os direitos básicos de cidadania são respeitados e pode ter certeza que a educação, saúde, segurança e lazer são direitos do povo administrados mesmo pelo governo que é obrigado ser transparente e prestar contas de seus atos e não fazer o que vemos hoje em que os interesses partidários e eleitorais são os que movem as ações estatais a contemplar os partidos fisiológicos e seus interesses escusos. Os escândalos de corrupção não param de ser denunciados e infelizmente parece que aumentam a cada dia que passa.
Acredito que somente através da educação o brasileiro se libertará de tanta babaquice e tantas doutrinas sejam elas religiosas e reacionárias que desde tenra idade teimam em nos impor. E a educação ao estimular o brasileiro a leitura e ao discernimento correto dos fatos políticos transforma o ser humano num cidadão verdadeiro que tem sua opinião própria. Consegue enfim sua verdadeira liberdade. Liberdade para ter sua opinião livremente e não ter medo de escancará-la mundo a fora. A educação tem o grande bem de tornar o homem e a mulher em cidadãos que não são enganados por pseudos líderes sejam religiosos ou políticos.
E com o caos instalado propositalmente o que vemos(por falta de uma educação verdadeira) prosperar a ignorância que sempre foi propagada pela religião, braço direito dos homens do poder, e que se perpetua hoje em dia ainda.
Os cidadãos devem lutar por uma educação libertadora e que ensine a leitura e estimule o raciocínio lógico. Assim, os fatos políticos e econômicos possam ser interpretados de forma equânime e a participação de todos nós seja de forma direta na luta pela democracia participativa  e cobrança dos resultados prometidos pelos políticos. A educação tem o poder de mudança, sem dúvidas.

Um comentário:

luciano disse...

levando em conta que, todas grandes nações tiveram seu bumm! na educação!!! com vagas pra 370 MIL professores. pra onde vamos como nação??
Ensinar é maravilhoso mas, é a unica coisa que quanto mais rara, mais barata fica.