sexta-feira, 16 de março de 2012

EDUCAÇÃO = CIDADANIA

Todo mundo conhece a máxima que a greve é o último recurso do trabalhador. E representa que todos os esforços do sindicato para evitar o movimento se esgotaram. Incrível como tem muita gente que vê a greve como algo que não se deve participar. Enquanto a maioria luta pelos direitos da categoria na rua ou nas concentrações uma minoria trabalha como se nada de diferente estivesse acontecendo. O correto a meu ver é que essas pessoas que não participam do movimento não ganhem os benefícios advindos da luta da maioria.
Questiono como fica o sentido de cidadania para os pelegos ou fura greve. Credito a essas pessoas o baixo salário do professor, pois se todos os professores e funcionários de escola pararem 100% certamente as condições melhorarão. Não tenho dúvida. A classe da educação precisa de mais união e assim a força será mais preponderante para as grandes vitórias.
Eu participei de todas as greves nesses anos todos de magistério e se no futuro a maioria da categoria decidir por greve estarei na paralisação. É sabido que se conquista somente pela luta e é mais do que necessário ficar sempre alerta na diminuição dos nossos direitos. Crise no capitalismo e as primeiras medidas são as tentativas da retirada de direitos conquistados com muito suor e dificuldade.
A cidadania é a união e a força do povo. A força popular esteve e está presente nos grandes momentos e aqui no Brasil podemos exemplificar as Diretas Já, o afastamento de um Presidente da República e por último a Lei da Ficha Limpa. Portanto, a melhoria nas condições dos trabalhadores em educação passa pela luta diária por melhores salários e condições de trabalho em sala de aula, no sindicato e na rua. Isso é cidadania.

Nenhum comentário: