quinta-feira, 1 de março de 2012

ECOLÓGICO


Comecei a me interessar pelo tema meio ambiente na faculdade ao pagar a disciplina Ecologia. Lembro-me claramente as dificuldades daquela época para estudar. Estava já no final dos anos 80 e devido a escassez de dinheiro não tinha condição de comprar os livros. A solução era logo no início do semestre pegar os livros na biblioteca da faculdade e ir a renovar os empréstimos sempre.
Não tenho lembrança agora do autor do livro sobre ecologia que sempre me acompanhava. Era um livro volumoso e apartir dele comecei a ter a verdadeira noção do que era ecologia e as implicações da exploração da espécie humana sobre a natureza. Através de um livro técnico vi a intricada e preocupante forma como a humanidade tira do meio ambiente seu sustento e também a devastação advinda desse processo que o sistema capitalista patrocina veementemente.
Por incrível que pareça os ruralistas forçam o Congresso Nacional para aprovar um Código Florestal danoso para a ecologia brasileira. Defendem uma agricultura onde a monocultura e a criação de gado são protagonistas num plano em que trasforma o Brasil dependente economicamente e voltado ao século passado. Agricultura que usa o veneno indiscriminadamente e a patrocina a violência no campo.
Vanguarda é preservar e explorar cientificamente os recursos naturais de maneira que a não derrubada das floresta forneçam os créditos de carbono e a vida na cidade seja mais saudável com a população a se alimentar de alimentos orgânicos vindos da agricultura ecológica. Enfim, estudar a ecologia de uma forma que a humanidade em conjunto com os outros entes da natureza tenham um convívio de riqueza para o hoje e para o amanhã.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos



Um comentário:

valdisondubom disse...

Oi José, dei uma olhada em seu blog atravez do blog do prof. Adão, gostei, mas quero te parabenizar pelas fotos, são lindas e criativas, os textos tambem são otimos.