domingo, 18 de março de 2012

O PROTAGONISMO DA NATUREZA

José de Arimatéa dos Santos
Eu sempre digo que o ser humano é apenas um ente entre todos os que formam todo esse universo tão perfeito. Claro que é o elemento que mais teima em modificar as coisas e às vezes dar com os burros n'água. Simplesmente por que alguns analisam as coisas somente pelo ângulo do lucro e de uma busca desenfreada pela riqueza. Esse é o sentido capitalista do individualismo e do salva-se quem puder. E incrível que pareça que tem religião que prega essa busca pela prosperidade que na maioria das vezes tem um pano de fundo para justificar um mundo tão desigual e reforçar a divisão entre ricos e pobres explorados de toda forma. E o Brasil é campeão nisso com esse grande fosso entre ricos e pobres, infelizmente.
A natureza não segue esses ditames dos seres humanos. É só observar que as tragédias ambientais que causam mortes e levam a fome em muitos lugares do mundo têm a ver com essa destruição dos recursos naturais e/ou com esse mundo do consumismo que precisa destruir ricos patrimônios ecológicos para produzir sempre mais. Os mais ricos vivem no conforto das áreas ditas "nobres" e os mais pobres têm  que viver em lugares muitas vezes insalubres e propícios as enchentes e deslizamentos de terra. Acredito que através da educação é possível modificar essa situação de uma forma que o brasileiro tenha uma vida de mais conforto e mais equilíbrio.
A meu ver é interessante um outro olhar e estudar e respeitar os ciclos da natureza e explorar economicamente os recursos naturais, mas de uma forma sustentável. Causar o mínimo possível de impacto ambiental de uma forma que não prejudique as florestas, animais e os seres humanos que vivem nesses lugares. É possível essa exploração do meio ambiente de forma mais respeitosa e equilibrada, desde que se use técnicas que a ciência já comprovou serem as mais adequadas. Assim, teremos um rio mais vivo com águas límpidas e mata ciliar, agricultura mais limpa e sem agrotóxicos, o homem e a mulher da cidade e do campo com mais saúde e educação de qualidade e dessa forma tenham todos nós uma melhor conscência ecológica. 

Nenhum comentário: