domingo, 12 de outubro de 2014

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

José de Arimatéa dos Santos
Muitas vezes escutamos ou vemos reportagens que falam sobre o meio ambiente, sobre a ecologia e nem se damos conta que os problemas ecológicos estão muito próximos. O estado de São Paulo passa por uma crise de água que nos dar o alerta para todas as regiões do país. O nordeste brasileiro já convive por muitos séculos com a pouca quantidade desse precioso líquido. Quando digo convive, significa que é possível produzir e viver com pouca água. Basta saber armazenar no período de chuva e no restante do ano economizar. Os recursos naturais estão á nossa disposição, contudo é mais do que necessária à economia e o bom uso desses recursos vitais.
É preocupante a situação dos rios brasileiros que estão desprotegidos e num processo de décadas de poluição. Em muitas localidades desse nosso Brasil o que se vê é o rio como o final dos esgotos domésticos e industriais. Polui-se toda a riqueza da água para em seguida gastar os tubos para despoluir essa água para o consumo da população e para o funcionamento das indústrias. Infelizmente pouca coisa se faz nesse aspecto por parte de nossos governos. Os rios brasileiros cada vez mais morrem á míngua. É preciso um outro olhar que vise valorizar o renascimento dos rios e consequentemente água de ótima qualidade.
As florestas em pé têm um papel preponderante para a continuidade da vida, pois é sabido que é a mata que regula todo o clima no planeta. Medidas para a exploração sustentável da madeira são conhecidas e que devem ser estimuladas, além de cessar de vez o desmatamento que ainda é um problema grave. Não é mais necessário derrubar floresta para a agricultura e pecuária, basta aproveitar as áreas propícias para essas atividades e ter o cuidado necessário em não poluir cada vez mais os rios com agrotóxicos e outros produtos.

A vida demanda o cuidado com o meio ambiente e a água e as florestas necessitam de cuidados extremos, pois é pelo precioso líquido e pela mata que essa vida pode durar por mais tempo. Nós e as gerações futuras merecem e têm todo o direito de nascer e viver num mundo mais ecológico, mais humano e com igualdade em oportunidades numa vida de cidadania plena. Essa é a consciência ecológica que significa mais vida, mais amor pelo próximo e pela natureza.

Nenhum comentário: