quarta-feira, 15 de julho de 2015

VAMOS FALAR E BEM DO BRASIL

José de Arimatéa dos Santos
Fico triste quando vejo brasileiro falar mal do Brasil. Quem não é do Brasil e vem conhecer esse país se deslumbra e invariavelmente sai falando muito bem desse país verde e amarelo. Essa coisa de falar mal da própria terra em que nasceu é muito bem explicada no famoso “complexo de vira lata”. Essa frase é do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues que chegou a essa conclusão logo após o Brasil ser derrotado em pleno solo tupiniquim pela seleção uruguaia na copa do mundo de 1950 e relaciona-se também ao fato de muitos brasileiros só valorizar o que vem de fora do país. Já vimos isso quando a dita elite brasileira valorizava muito tudo que vinha da França e logo após a grandeza dos Estados Unidos.
Sabemos dos grandes e graves problemas que nos afligem. Muitos brasileiros vivem na miséria e tentam sobreviver com o muito pouco que ganham. Educação pública e principalmente o ensino fundamental com uma qualidade abaixo dos padrões normais. Não há uma vontade política de se investir na educação começando na base. O que vimos ultimamente foi o privilégio ao ensino universitário e de preferência o privado. Além da desigualdade social e econômica o que mais afeta toda a sociedade brasileira é a corrupção. Endêmica e sistêmica e aliada a um judiciário com muitos problemas, pouca punição a quem pratica o roubo do dinheiro do povo é o que se ver. O problema da corrupção atinge praticamente todos os setores da administração pública. Basta está atento ao noticiário e notícias pipocam a todo instante sobre esses desmandos. Falta o cumprimento da lei pra resolver de vez esse problema letal que é a corrupção.

O hoje técnico de futebol Paulo Roberto Falcão que jogou pela seleção brasileira diz muito bem que o brasileiro deve falar bem dessa grande nação. Ué, nós não se orgulhamos dos feitos da seleção brasileira de futebol? Fala-se que o melhor futebol é o praticado aqui? Então vamos falar bem dessa terra incrível. País continental e que o povo fala tão somente uma língua e vive cordialmente e sem guerras. Fala-se uma língua que defendo que não é mais o português e sim o brasileiro e com vários dialetos. Cada estado tem um jeito peculiar de falar esse brasileiro. Praias belíssimas e um campo que é celeiro desse mundo a fora. E o melhor de tudo isso é o povo brasileiro que mesmo espoliado por todos os governos de plantão e dos políticos em geral, sobrevive com alegria. Comemora a vida no carnaval, nas festas de junho e nessa miscigenação tão presente que só embeleza essa terra Brasil. Vamos falar bem também desse país chamado Brasil.

Nenhum comentário: