domingo, 15 de novembro de 2015

MATARAM UM RIO

Foto retirada do Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Doce
Tragédia de grandes proporções em Minas Gerais, mais precisamente em Mariana. Com o rompimento de barragem de mineradora os prejuízos são inimagináveis para uma grande extensão de toda uma região. Desaparecimentos e mortes de seres humanos, além de toda uma fauna e flora totalmente comprometidas. Se mataram um rio, mataram a vida e as esperanças de muita gente.
Quem pagará por todo esse crime de larga escala? Sei que dinheiro nenhum paga a vida de homens e mulheres, peixes e demais entes que fazem parte desse bioma. Mais uma vez se ver o quanto o desprezo ao meio ambiente é latente e causador de mortes. Não mataram só o rio Doce. Mataram o dia a dia de toda uma população que não tem nem água potável para as necessidades básicas.
As autoridades ambientais estipulam um valor pelos prejuízos á natureza. E nesse momento mais do que dinheiro toda uma população que depende do rio merece todo o apoio e solidariedade. A mídia tem que fazer toda a cobertura necessária para que esse caso não seja ofuscado por outras tragédias aqui no Brasil ou na França.
É, e mataram um rio. Até quando o pouco valor pelo meio ambiente? Faz-se necessário lembrar que é obrigação de toda homem ou mulher cuidar bem da natureza. Não jogar lixo nas vias públicas, separar o lixo, não queimar lixo e exigir de nossos políticos políticas de proteção de encostas de rios e principalmente de nascentes de córregos, rios e riachos.

Um rio que abastecia toda uma vasta região com vida e hoje uma lama cheia de metais pesados toma de conta e vai levando morte em todo seu percurso. Investigar e punir os responsáveis por toda essa tragédia. Não dar. Não dar mais pra conviver com tanta agressão ao meio ambiente. A terra responde às agressões diuturnas que infelizmente não param. Explorar o meio ambiente é necessário, porém com cuidados redobrados. Num momento que a água falta em algumas regiões que tinham em excesso esse precioso líquido... Mataram um doce rio.

Nenhum comentário: