domingo, 10 de abril de 2016

BANALIZAÇÃO

José de Arimatéa dos Santos
Vivemos tempos onde o respeito às pessoas vale bem menos. E isso não é bom, pois fatos lamentáveis passam a acontecer rotineiramente. Alguns agridem aos outros gratuitamente e tão somente por causa de discussões banais e corriqueiras do dia a dia. Nesses últimos dias pudemos acompanhar a morte de um cidadão em meio à confusão de torcidas organizadas de futebol em São Paulo. Não é um fato isolado. E quanto à polarização política que começou nas eleições em 2014 e quase dois anos depois esse quadro continua. Infelizmente são comuns as agressões e xingamentos tão somente por discordância de pensamentos.
Passamos por um momento delicado de crise. Crise principalmente moral onde se questionam as atitudes de nossos governantes no combate a corrupção. E quanto aos cidadãos como nós? O “jeitinho brasileiro” permanece e basta dar uma volta pela cidade para se deparar com atitudes corruptas de muitos brasileiros. Furar filas, colar nas provas e assinaturas sem ter ajudado nos trabalhos escolares, instalação de parabólicas que roubam o sinal de tv paga e por aí vai. De que adianta gritar, bradar e até xingar contra a corrupção se pratica maus feitos diuturnamente?
Devemos lutar por uma sociedade onde a tolerância seja a tônica nas relações pessoais. Procurar eliminar todos os preconceitos, além de promover o entendimento e a convivência dos contrários. Todos nós temos o direito a ter uma opinião e principalmente expô-la livremente. Quem discordar que discorde, contudo com respeito e principalmente com argumentos. Aí se estabelece o diálogo, o debate e dessa forma todos saem ganhando e aprendendo.
Não é possível banalizar a corrupção, a violência e a falta de educação. Sei que vivemos esses tempos da banalização, entretanto a luta é pra modificar esse quadro. O político cuidar e zelar do dinheiro público e sem roubalheira, as pessoas cultivar o amor entre os semelhantes e as famílias orientar desde a tenra idade seus filhos para respeitar todas as pessoas, animais e a natureza. 

Nenhum comentário: