domingo, 4 de março de 2018

O RESPEITO


Vivemos um tempo totalmente diferente dos nossos pais e de nós mesmos, onde o respeito é uma palavra quase em extinção. Nos últimos tempos ocorreu um avanço incrível através dos meios tecnológicos, porém a falta de respeito com o semelhante aumentou exponencialmente com reflexos em todos os setores da sociedade. Muitos acreditam que quem pensa diferente é inimigo. Que ledo engano.
A Constituição Federal nos deu vários direitos, contudo e da mesma forma deveres. Faz-se necessário que os direitos e deveres caminhem juntos, pois assim cada cidadão e cidadã saberá o caminho e até onde pode chegar. Essas são as amarras da sociedade para todos nós. Perante à lei somos todos iguais e daí que o respeito se faz presente em todos os momentos e lugares.
Acredito que todo pai e mãe prega aos seus filhos que respeitar as pessoas e as leis são pressupostos básicos para a boa convivência entre todos. E quando se chega na escola a professora ensina regras de convivência em um grupo, além de aprender as primeiras letra e números. Respeitar o coleguinha na sala de aula e em demais dependências da escola, além do respeito aos professores, funcionários da escola e todas as pessoas sejam conhecidas e desconhecidas.
Acredito que alguns que não respeitam regras e muitos menos as pessoas são sabedoras de toda essa aprendizagem que carregamento naturalmente de casa e da escola. Só que a evolução tecnológica ao mesmo tempo que nos abriu um leque infinito de possibilidades de conhecimentos, levou a falta de respeito a níveis preocupantes. Muitos se escondem atrás de um computador e destilam ódio e falta de respeito tão somente por que outras pessoas acreditam em outras ideologias, crenças, religião e amor por um clube de futebol.
A diversidade de pensamento é o charme da convivência humana. Podemos e devemos pensar diferente, não ser manipulados, expressar nossas ideologias, crenças, religiões e amor ao clube de futebol de forma respeitosa e o principal: respeitar quem o faz diferente de nós. O pensamento único é a instituição do autoritarismo tão ainda presente em vários pontos desse planeta. Portanto, é importante o respeito para a boa convivência e assim haver o verdadeiro debate de ideias para se chegar a uma conclusão onde todos nós possamos ser os vencedores.

Nenhum comentário: