domingo, 25 de julho de 2021

ECONOMIA SUSTENTÁVEL

 

José de Arimatéa dos Santos

É notório hoje analisar e procurar caminhos para diminuir os estragos que são visíveis e latentes no nosso dia a dia. Ultimamente o mundo se espanta com os acontecimentos ambientais que tem tomado boa parte da programação dos noticiosos. Enchentes na Europa e temperaturas baixíssimas em algumas regiões do Brasil.

Enquanto isso continuam derrubando áreas da Amazônia e queimadas a destruir a floresta. Além do garimpo e violência contra os povos indígenas e ribeirinhos. Fatores que favorecem a destruição de um dos maiores biomas do mundo e que influi no meio ambiente no mundo todo. Não só a Amazônia, pois sabemos que o planeta terra é um grande ecossistema, no entanto nós brasileiros devemos defender e exigir um olhar de preservação desse bioma brasileiro.

A queima de combustíveis fósseis e a criação de gado em grandes áreas desmatadas ajudam também para esse momento que vivemos. Acredito que além de olharmos para o futuro é importante hoje denunciar os crimes ambientais. As notícias pululam em relação a temperatura e condições de vida que se deterioram. Preços dos alimentos muito altos e a pandemia que fazem com que muitos brasileiros passem por dificuldades básicas.

A solução é investir na preservação dos recursos naturais para que a vida no planeta tenha algum futuro. Se hoje as condições climáticas estão difíceis, vejo tudo isso como um aviso para a humanidade mudar para uma economia sustentável em todos os sentidos. Preservar as florestas, respeitar a fauna e flora e investir na melhoria das condições de vida de todos os seres vivos. É possível. Acredito!

Nenhum comentário: