domingo, 22 de janeiro de 2023

OS INDÍGENAS E O MEIO AMBIENTE

 É sabida a importância que os indígenas têm na proteção das florestas, rios e demais recursos naturais. Os indígenas sobrevivem de acordo com o que a natureza proporciona para a sua sobrevivência. Uma visão de vida bem diferente de muitos outros seres humanos que veem a floresta como um ativo para a exploração da madeira, minerais e abertura de fronteiras agrícolas.

Nos últimos quatro ano sob a égide do governo Bolsonaro o que se viu, infelizmente, foi o abandono dos povos indígenas onde as ameaças de invasões de seus territórios se concretizaram. Garimpos ilegais e desmatamentos. E enquanto isso a população indígena praticamente sem assistência.

Nesta final de semana o Brasil e o mundo estupefatos ver e sente essa dura realidade com o povo Yanomami. Muitas crianças que morreram, além de fotos estarrecedoras de crianças e adultos esqueléticos. Sinais de desnutrição e falta de apoio médico.

É preciso e urgente um outro olhar para a floresta e os povos que vivem e dependem desse bioma em pé e explorado de forma sustentável. Fora disso é essa barbárie estampada nas mídias, além do que o meio ambiente deve logo ter o seu equilíbrio para a sobrevivência de todos.

Os indígenas são responsáveis pela preservação das matas, rios e demais recursos naturais. São verdadeiros e genuínos ambientalistas pela forma que vivem e defendem a natureza. Proteção e apoio aos povos indígenas. Esse quadro vivido pelo Brasil atualmente tem que ser extirpado e que o mundo seja contemplado com medidas que vão de encontro a defesa intransigente do meio ambiente.

Nenhum comentário: