domingo, 19 de março de 2023

MARÇO

 

José de Arimatéa dos Santos
Já estamos caminhando para o fim do mês de março do ano de 2023 e observo a grande quantidade de chuvas que caem aqui no estado de Rondônia, Brasil. A surpresa é por que invariavelmente o mês de fevereiro é que chove nesse volume deste mês.

A diminuição das chuvas no início deste ano pode ter a ver com as mudanças climáticas que já são muito presentes por esse mundo a fora. Aqui na Amazônia vivemos o período conhecido como "inverno amazônico" que é a época das águas, das chuvas. Aqui em Rondônia muitos dizem ser o "tempo das águas" pelo grande volume de chuvas que sempre aconteceram durante todos esses anos.

Sei que até as temperaturas altíssimas dessa região do Brasil diminuem e a vida se dar de forma mais amena, gostosa e com ventos leves algumas vezes. Muito bom. Importante sempre ressaltar da importância da preservação ambiental e de se manter a floresta Amazônica em pé e produzindo de forma sustentável.

Pois é, esse é o mês de março que surpreende com tantas chuvas. Não com tempestades e sim com chuvas amenas e perenes. Daquelas que dizemos que molham. Que começam com chuviscos (uma das palavras da língua portuguesa que acho muito bela) e logo aumentam um pouquinho de intensidade. Que continue nesse ritmo e com um tempo mais estendido nesse "tempo das águas"!

Nenhum comentário: