domingo, 27 de outubro de 2024

O AMOR E A SOLIDARIEDADE

 

José de Arimatéa dos Santos

Vivemos tempos estranhos onde o ódio, infelizmente, teima em perdurar onde algumas pessoas até se orgulham de tanta maldade. E principalmente nos espaços de poder onde muitos se acham donos do mundo e das atitudes dos demais seres vivos. 

Acredito em outro mundo onde prevalece o amor e a solidariedade, pois assim é possível o crescimento do ser humano e viva em harmonia com os demais entes da natureza. Respeitando a água, as árvores e os demais animais que formam um conjunto perfeito em sua essência, no entanto tão agredidos ultimamente.

Sabemos que tempos difíceis como este que vivemos são passageiros. É a roda da história que invariavelmente sempre repete e dias melhores que estes estão logo pra chegar. Acredito. E temos que acreditar no amor. Ele vence, sempre!

Portanto, o importante é semear o amor entre todos para que aconteçam coisas boas, ótimas. E assim trilhar um caminho muito diferente em que a humanidade se manifeste da melhor maneira possível. E assim a vida se manifeste através do amor e da solidariedade.

domingo, 20 de outubro de 2024

DOMINGO NUBLADO

José de Arimatéa dos Santos

E cá estou num domingo nublado. Pra muitos dia feio quando o sol não dar o ar de sua graça, contudo depois de tantos dias numa seca histórica por esses lados da Amazônia, a chuva voltou. E voltou bem firme. Tarde de sábado com uma chuva com vento e à noite se completou o embalo musical que as gotas de chuvas emolduram nossos ouvidos.

Bom sinal para o solo amazônico que não é acostumado a passar tanto tempo sem chuva, e os rios que estão com o mínimo de água em seus leitos. Antes o cenário era de fumaça, fruto de queimadas que em sua maioria foram criminosas. Quem conhece um pouco da história dessa região brasileira sabe dos desmatamentos, garimpos ilegais em terras indígenas e nesse ano as queimadas nos quatro cantos amazônicos.

E a chuva que começa a cair já deixa o ar respirável, além das plantas que se rejuvenescem com um verde que se espalha por todo canto e onde a vista deslumbra. Isso é bom e a cidade e os que moram na zona rural ficam mais felizes, pois as chuvas significam tempo bom para a agricultura e a vida em geral. A alegria está volta. Sem dúvida.

E o domingo pode continuar nublado e com perspectivas de mais chuvas. Já estamos no "tempo das águas" como é dito por muita gente aqui em Rondônia. É o inverno amazônico que parece começar de verdade. Espero que sim. Que chova mais. E que essas precipitações sejam de tranquilidade e bastante água para modificar esse quadro de marasmo e tristeza dessa seca histórica em toda a região amazônica!

domingo, 13 de outubro de 2024

EXALTAR A NATUREZA

 

José de Arimatéa dos Santos
Exalto com muito fervor a beleza da natureza e dos recursos naturais disponíveis por aí por esse mundão a fora. Só pra não ir pra tão longe basta reverenciar e exigir os cuidados muito necessários aos vários e riquíssimos biomas do Brasil.

Moro em plena região amazônica e sabemos o quanto esse lado brasileiro foi degradado através de desmatamentos e exploração desmedida dos recursos naturais. Infelizmente continuam as agressões através do garimpo ilegal em terras indígenas, derrubada de árvores centenárias, além da contaminação da água por agrotóxicos.

A natureza já responde a tanta agressão com a seca que assola toda a região amazônica, com os rios com baixíssimos níveis de água. Levando desespero e dificuldades pros ribeirinhos que dependem fundamentalmente dos rios.

Ainda tem tempo pra mudar essa situação e saber explorar os recursos que natureza dispõe pra humanidade. Chegamos num ponto crucial e que beira o comprometimento da vida humana nesse planeta. É necessário explorar os recursos naturais de forma racional para que tenhamos um futuro.


domingo, 6 de outubro de 2024

FUMAÇA, FUMAÇA, FUMAÇA!

 

José de Arimatéa dos Santos

Ontem sábado (05/10/2024) foi um dia que logo no amanhecer só se via fumaça pelas ruas e onde se podia enxergar. Candidatos a prefeito e vereador em suas carreatas e fazendo aquele barulho ensurdecedor e insuportável. Um dia muito quente como os demais dias aqui em Rondônia e o sol não deu o ar de sua graça ou a fumaça nem deixou ninguém contemplar a beleza do sol.

Essa fumaça que tomou conta de grande parte do território rondoniense são atos criminosos de bandidos que tocam fogo nas matas e consequentemente provocam o caos na saúde devido aos problemas decorrentes dessa situação, além da situação em respirar poluição.

As autoridades já deveriam ter resolvido esse problema e a justiça ter dado uma resposta rápida com a punição pra quem promove essas queimadas onde prejudica a vida de muita gente e a mortandade de animais e o empobrecimento do solo.

Já estamos passando, talvez, pela maior seca aqui na Amazônia, basta observar a pouca quantidade de chuvas nos últimos anos e os rios definhando, infelizmente. Todos nós seres humanos devemos analisar e começar a agir de uma forma para o salvamento da vida nesse planeta. Que possamos ter um mundo melhor. É possível!