José de Arimatéa dos Santos |
Bom sinal para o solo amazônico que não é acostumado a passar tanto tempo sem chuva, e os rios que estão com o mínimo de água em seus leitos. Antes o cenário era de fumaça, fruto de queimadas que em sua maioria foram criminosas. Quem conhece um pouco da história dessa região brasileira sabe dos desmatamentos, garimpos ilegais em terras indígenas e nesse ano as queimadas nos quatro cantos amazônicos.
E a chuva que começa a cair já deixa o ar respirável, além das plantas que se rejuvenescem com um verde que se espalha por todo canto e onde a vista deslumbra. Isso é bom e a cidade e os que moram na zona rural ficam mais felizes, pois as chuvas significam tempo bom para a agricultura e a vida em geral. A alegria está volta. Sem dúvida.
E o domingo pode continuar nublado e com perspectivas de mais chuvas. Já estamos no "tempo das águas" como é dito por muita gente aqui em Rondônia. É o inverno amazônico que parece começar de verdade. Espero que sim. Que chova mais. E que essas precipitações sejam de tranquilidade e bastante água para modificar esse quadro de marasmo e tristeza dessa seca histórica em toda a região amazônica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário