domingo, 23 de março de 2025

DEMOCRACIA

Ultimamente se observa que ideias retrógradas, atrasadas e que trouxeram tanta morte e desalento estão por aí mais do que nunca. A história do mundo vive de ciclos e quando se parece que as coisa começam a se encaixar numa sociedade menos desigual, aparece de volta quem defende situações esdrúxulas de preconceito e ódio.

Não faz muito tempo que o mundo passou por duas grandes guerras e se comprovou a vitória do bom senso que a paz é só possível com democracia e justiça social. Que os políticos respeitem as liberdades e as regras democráticas como a do contraditório.

O que se ver por aí é cada vez mais políticos com ações autoritárias e usando, pasmem, o jogo da democracia. Elegem-se via voto e procuram durante o mandato minar essa democracia que o fez chegar ao poder. Ao menos no Brasil a justiça se fez presente e barrou golpistas do oito de janeiro de 2023.

Nisso, vale reforçar o valor da democracia e da alternância de poder, todos os cidadãos poderem ter opinião e que sejam respeitados em suas manifestações que visem o bem estar e liberdade e tudo dentro do jogo democrático.

Assim é importante a vigilância para que se permaneçam os ideais democráticos e um Brasil e o mundo muito mais livres e pelo fim das desigualdades sociais com investimentos maciços na educação em todos os níveis e políticas de desenvolvimento para todos e indistintamente.

Nenhum comentário: