domingo, 3 de agosto de 2025

CONSCIÊNCIA POLÍTICA

 

Praça principal da cidade de Ata Floresta do Oeste, Rondônia
Foto: José de Arimatéa dos Santos
Observo que em muitas cidades as obras nas ruas e logradouros são muito comuns nesses tempos que vivemos. Pelo jeito as emendas de deputados e senadores, além dos recursos federais, estaduais e municipais estão de vento em polpa. Contudo é bom observar que estamos às vésperas das eleições do ano que vem.

E é sabido que a maioria dos políticos realizam as obras baseados na próxima eleição. Muitos já se organizam pra disputar o pleito que se avizinha e é por isso e muito mais que prefeitos e governadores transformam as cidades em canteiros de obras.

Falando em cidades, estava eu na feira e ao comprar duas pamonhas no valor de R$ 6,50 cada uma e num total deu R$ 13,0. Quando falei treze reais a vendedora, dona da banquinha falou que odiava esse número. Por aí se ver o graus de ódio que contaminou parte da sociedade no Brasil.

Sinal que a democracia demanda a intensificação no ensino que eduque as pessoas para que vejam que as liberdades democráticas demandam o convívio com o contraditório e sem raiva, ódio. Que estas pessoas vejam que é natural e saudável ter o adversário político, nunca vê-lo como inimigo.

Por isso é importante o estudo, a leitura dos livros e conhecer os fatos na história. Ter a consciência política para não ser boneco ou papagaio que repete o que recebe das redes sociais. Saber separar as coisas. Saber que papel desempenha na sociedade. Ter liberdade!


Nenhum comentário: