domingo, 13 de outubro de 2013

FUTEBOL: EMOÇÃO E RAZÃO

José de Arimatéa dos Santos
O futebol faz parte da cultura nacional e como política e religião se discute. Ué? Por que não? E as discussões acaloradas dos torcedores apaixonados por seus clubes? Não havendo violência a discussão é válida, salutar e o papo rola numa naturalidade quanto aos resultados dos times rodada a rodada. E principalmente nesse momento no desenrolar do campeonato brasileiro em todas as suas quatro divisões. O engraçado que o debate não é nem sobre quem será o campeão e sim sobre quem cai para a divisão subsequente.
Na série A o temor de muitos torcedores é ver seu clube do coração cair para a série B e sabemos que os quatro últimos cairão para a segunda divisão. E as possibilidades de mais um clube grande cair para a série B este ano são enormes, contudo a história do futebol brasileiro mostra que a maioria das vezes é até bom visitar por um ano a série B. Em temporadas passadas muitos dos que caíram voltaram por cima. 
A discussão sobre quem vai ser rebaixado é até interessante e ao mesmo tempo hilária. Quem nunca caiu arrota  que "time grande não cai". Ledo engano. No futebol os tabus estão aí para serem quebrados. Basta tão somente o elenco contratado pela diretoria do clube não se entrosar ou então não pagar salários dos jogadores em dia, falta de planejamento, além de não ter uma boa comissão técnica. 
Outro fato que vem sendo debatido é quanto a forma de disputa e quando um time dispara na frente na tabela e praticamente já é campeão volta a discussão que o "mata, mata" é mais justo. Eu penso diferente, pois nessa modalidade já temos a Copa do Brasil. E nada mais natural que o campeonato brasileiro seja de pontos corridos. Na disputa por pontos corridos o campeão é sempre o melhor estruturado fora de campo e dentro de campo. E o melhor: o que mais venceu e convenceu. No "mata, mata" o que se classificou na linguagem futebolística "na bacia das almas" pode eliminar o time que fez a melhor campanha até então. 
A forma de disputa do campeonato brasileiro de futebol já está consagrada entre os amantes do futebol. O que falta, a meu ver, é adequar todo o calendário do futebol brasileiro ao europeu. Na Europa a temporada começa no meio do ano e vai até meados de maio do ano seguinte. Poderia simplesmente diminuir os campeonatos regionais e valorizar o campeonato brasileiro.
E ainda dizem que "futebol não se discute". "O futebol é alienante." Tudo baboseira. Basta relembrar que o povo brasileiro foi às ruas em junho passado para protestar quanto aos valores gastos com dinheiro público na realização da Copa das Confederações e Copa do Mundo de Futebol. Vamos protestar e reivindicar melhores condições de vida. Exigir educação e saúde de qualidade. Trabalho e honestidade dos políticos. Temos todo o direito para protestar e também para torcer pela beleza, magia, jogadas desconcertantes, dribles e o gol. Futebol, Brasil. Campeão!

Nenhum comentário: