terça-feira, 18 de março de 2014

A ÁGUA E A FALTA DESSE PRECIOSO LÍQUIDO

José de Arimatéa dos Santos
Ultimamente vemos a escassez de água ultrapassar as fronteiras do nordeste e chegar ao sudeste brasileiro. Terra esturricada que os telejornais brasileiros cansam de mostrar quase todos os anos. Só que agora em regiões que historicamente não falta o precioso líquido. É para refletir, observar, estudar como o ser humano está a usar os recursos naturais. Estudos de impacto ambiental para construção de um tudo e a força de muitos setores da política que defendem o desenvolvimento “a toque de caixa” e sem realmente impactar os prejuízos advindos desses empreendimentos.
Já pros lados do norte, na amazônia, o rio Madeira bate todos os recordes no volume de água que vem principalmente da Bolívia. Questiona-se também a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio se estão a influenciar esse grandioso volume de água que causa grandes transtornos a milhares de rondonianos e acrianos. São perguntas que as autoridades competentes têm a obrigação de responder e fazer a reconstrução da vida desses brasileiros atingidos por essa grande cheia do Madeira.
Planejamento é o que falta, a meu ver, a todos os governos de plantão. E essa crítica vai do federal passando pelo estadual e chegando ao municipal. Vejo muito projeto político individual e de alguns grupos e o coletivo deixado de lado. No discurso de campanha se fala que governará para todos e quando toma posse o discurso muda totalmente. O importante é observar e se livrar dos lobos travestidos de cordeiros em época de eleições. Não é ainda o fim dos tempos. Os políticos não são iguais. Ainda bem. Tem de tudo. E o que vale é analisar e escolher gente honesta e capaz.

E quanto a água o que se vê é que a seca do nordeste não se resolve e os programas para minorar suas consequências são em sua maioria inócuos. Conviver com a seca é o que é importante com medidas simples e que dão resultados. Quanto ao sudeste tem que se rever o cuidado com os rios e isso vale para o país inteiro. Em alguns locais muita água e em outros sua escassez. Pra refletir...

Nenhum comentário: