sexta-feira, 18 de abril de 2014

E O LEGADO DA COPA DO MUNDO?

Bola rolando, torcerei pelo sucesso da seleção brasileira. E que dentro das quatro linhas o escrete tupiniquim possa dar espetáculo e no final se sagrar campeão do mundo. Esse deve ser também o pensamento dos que acompanham futebol diuturnamente. E não acredito e nunca acreditei que futebol é alienante.  Pelo contrário. Basta retornar ao ano passado e observar o quanto a população protestou acertadamente contra os estratosféricos gastos públicos com a construção e/ou reforma de estádio de futebol.  E mais ainda pelo governo brasileiro se curvar as vontades da FIFA.
Deu tempo para o governo se programar, projetar e executar todas as obras durante todos esses anos, contudo o que se viu e ver é uma correria para concluir todas as obras. E pelo jeito não vai dar tempo de concluir tudo e o que vai se vê é o famigerado e condenável “jeitinho brasileiro” prevalecer. Aeroportos por terminar, obras viárias em torno dos estádios e nas cidades em acabamento e tudo mais. Esperar-se que essas obras continuem e sejam concluídas após a Copa do Mundo.
Essa coisa do “em cima da hora” beneficia tão somente os corruptos que se esbaldam com a corrupção advindas da pressa e da pouca fiscalização dos órgãos que têm a função de acompanhar “pari passu” cada centavo empregado nessas obras. Como infelizmente as leis não são aplicadas como deveriam ser o festival de roubalheira vai ser manchete logo após esse grande evento. Queria que não fosse assim.
Agora o cidadão que precisa se deslocar de casa para o trabalho e pouca coisa vai mudar nos circulares e metrôs da vida agora e sempre. Da mesma maneira os usuários dos aeroportos. E olha que aumentou a demanda nos aeroportos. Pela grandiosidade do evento era para o brasileiro se beneficiar e ter mais orgulho do “verde e amarelo”. Resta-nos a cobrança aos nossos representantes políticos para modificar todo esse quadro e os governos de plantão possam investir realmente o dinheiro do contribuinte da forma mais honeste e transparente possível.

Mesmo com esse quadro acima, o país ganhará com a Copa do Mundo, por causa do turismo e de certa forma de muitas melhorias que virão. Não é o que propagaram e propagarão, contudo é lamentável esse pouco. Esperávamos mais e esperamos mais. Mais educação, saúde, segurança e o cumprimento das leis existentes para coibir os abusos e fazer desse Brasil campeão. Campeão em ensino público de qualidade, hospitais e saúde de primeira, além da certeza de segurança e bem estar para todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)