domingo, 11 de maio de 2014

A CULTURA DE PAZ

José de Arimatéa dos Santos
Hoje em dia desde quando acordamos e durante todo dia a violência entra em nossas vidas por todos os lados, infelizmente. A mídia propaga essa cultura de uma maneira forte e é impressionante o quanto todo esse estado de coisa está ficando até banal. Liga-se a televisão e damos de cara logo com reportagens que se repetem o ano todo. Crimes e mais crimes que vão do assalto à corrupção que grassa tanto no setor público como no setor privado.
Crianças a conversar logo ficam a ameaçar uns aos outros com socos e pontapés como se a violência fosse o único caminho para dirimir as questões. E assim prossegue até aos adultos que se acham no direito de fazer o trabalho da justiça e partem para a justiça com as próprias mãos. É a barbárie a impregnar o subconsciente das pessoas. Casos se repetem de justiça com as próprias mãos contra acusados de vários delitos.
Infelizmente muitos brasileiros não acreditam no cumprimento das leis por parte da justiça. Tem-se um sentimento de impunidade geral que já começa com quem deveria dar o exemplo que são os nossos políticos. É absurdo o número de políticos condenados pela justiça e tranquilamente exercem seus mandatos. E essa sensação de impunidade faz com que a revolta se instale e esse quadro de violência perdure.
A indignação contra tudo isso tem que ser total. Não devemos aceitar como normal a própria população dar uma de juiz de direito e apedrejar e até matar acusados de crimes. Para isso temos a polícia para prender e a justiça para julgar e condenar. Agora é necessário que a lei seja cumprida para o simples batedor de carteiras ao político corrupto e condenado.

A cultura tem que ser de paz e nada de violência. Viver um mundo em que qualquer ser humano possa ir e vir tranquilamente. Agora é importante o respeito entre as pessoas para que as relações humanas tenham um sentido maior. E esse sentido significa o amor onde a justiça se faça presente juntamente com a fraternidade e a solidariedade. Não á violência!

Nenhum comentário: