domingo, 20 de dezembro de 2015

E O DIA COMEÇA CHUVOSO

José de Arimatéa dos Santos
Nesses tempos escassos de água e onde predominam temperaturas elevadas, dias de chuva significam tempo bom. Ainda escutamos por aí alguns dizerem nas previsões de tempo que o dia de chuva é tempo ruim. Ruim para quem? Tirando as enchentes e as consequências de muita chuva, o que temos é para comemorar e crer que o tempo fique mais ameno, além da natureza ficar toda engalanada e feliz.
Passamos por dificuldades ambientais devido às agressões que o homem faz á natureza de uma forma predatória e inconsequente. É mais do que necessária a exploração da natureza, contudo com inteligência e um discernimento para que os recursos naturais também promovam o desenvolvimento no futuro. Todo o nosso conforto do presente vieram da natureza e é por isso que devemos nos importar como foi produzido e se não houve grave atentado ao meio ambiente.
As consequências do uso predatório dos recursos naturais e também de um consumo ao extremo já vemos. Falta de água em regiões onde outrora o precioso líquido era abundante e cada vez mais a seca se instalar em regiões áridas. São Paulo que o diga e o nordeste brasileiro que segue seu destino através de períodos grandes de estiagens. Esses são apenas exemplos bem brasileiros e que vale ressaltar que o mundo vive uma grande crise ambiental.
Amanhece cedinho e aquela chuva que nos faz ficar mais ainda na cama a usufruir toda essa maravilha da natureza. Gotas que batem no telhado e promovem um som desconcertante e belo. E prossegue durante o dia a nos fazer refletir o quanto é bom todos esses sons tão naturais. Som da chuva, dos animais, das plantas e dos pássaros que parecem mais felizes quando a chuva molha o chão e deixa o clima bem ameno.
Os estudos sobre o meio ambiente devem se aprofundar e principalmente é dever nosso ver que mundo deixar pros nossos descendentes. A natureza nos dar respostas a todo instante dos perigos que hora passamos. Falta de água e terras estéreis devido ao mau uso nas plantações de monoculturas. Sem falar na má educação de alguns em não dar o destino correto ao lixo e diminuir o consumismo desenfreado que faz girar velozmente esse planeta.

Que a chuvinha que chega timidamente e prossegue num concerto que só a natureza tem esse dom, nos inspire para a vida e no preservar tudo que é belo e ao mesmo tempo simples. E a chuva é a coisa mais bela e é o amor que a natureza tem pra nós. A natureza é a mãe que ama seus filhos e mesmo com tanta malcriação não deixa de nos surpreender com essa chuvinha que deixa tudo, tudo mais feliz. Essa é a natureza que clama por mais cuidados. Ah, como é boa essa chuvinha...!

Nenhum comentário: