domingo, 17 de fevereiro de 2019

QUANTO AO ABUSIVO AUMENTO DA CONTA DE ENERGIA


Há um discurso, a meu ver errôneo, que o governo não sabe administrar suas empresas. Defendem o liberalismo econômico onde o estado cuida tão somente de educação, saúde e segurança pública. Só que vivemos num país que boa parte dos empresários colocam uma grande margem de lucro em suas mercadorias. Praticam o capitalismo selvagem onde prevalece tão somente o lucro.
O povo de Rondônia sempre pagou a conta de energia nas alturas. E o estado de Rondônia é produtor de energia. A Ceron, a estatal de energia, fornecia um serviço de péssima qualidade com apagões quase que diários. Venderam essa empresa por míseros 50 mil reais(preço simbólico). Só que os investimentos da empresa ganhadora foram jogados no colo dos consumidores para pagar. Entraram logo com um aumento de mais de 27% nas contas de energia. E é preciso se preparar pra novas “maldades” dessa empresa que visa tão somente o lucro.
Por aí se ver que o setor elétrico deve ficar nas mãos do governo. As reclamações contra os péssimos serviços da Ceron eram válidos e sabíamos quem administrava. Agora uma empresa privada cuida da energia em Rondônia e já deu o cartão de apresentação aos rondonienses com uma tarifa criminosa, abusiva. A solução é a pressão do povo. Brigar pelos nossos direitos, pois ninguém teve um aumento de 27% no salário e se assim fosse o aumento da tarifa continuaria sendo um abuso. O judiciário precisa responder e defender o consumidor.
Eis a face do liberalismo econômico, abertura do mercado. Situação que no Brasil significa o empresário tirar dos couros do cidadão lucros e mais lucros. A regulação do estado é primordial e não defendo privatizações e esse é o exemplo. A chegada da conta de luz demonstrou que o cidadão é o mais fraco nessa situação. Portanto a luta é pela revisão desse abusivo e criminoso aumento. Não podemos aceitar de jeito nenhum.

Nenhum comentário: