domingo, 15 de novembro de 2020

NESSE DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Nessa data tão importante em que se comemora a implantação da República, realizam-se as eleições municipais para os cargos de vereador e prefeito. A importância é tamanha, pois é possível em parte a maioria dos eleitores reparar erros da última eleição de 2018. E eleger pessoas realmente comprometidas com a vida pública.

Essa é a hora de saber escolher e votar em pessoas transparentes e éticas. Basta dos políticos carreiristas, clientelistas e que compram votos. Basta também de políticos que não tem nenhuma base social. Aqueles que não representam o coletivo. A política necessita de homens e mulheres que primeiro ao decidir com seus votos no parlamento e nas prefeituras sejam sempre pela maioria da população. Usar o orçamento da prefeitura para melhorar realmente a vida do cidadão e cidadã que mora no centro, nos bairros e sítios. Votar em quem se preocupa com o município.

É importante saber diferenciar as coisas também. A função da vereança é fiscalizar e propor e votar em leis que beneficiem a coletividade. Vereador não é executivo. Edil não é prefeito. Quem executa as obras é o alcaide de plantão. Outro basta merece o candidato a vereador(a) que caso eleito(a) negocia votos no parlamento em troca de cargos e benesses na administração municipal, além de ficar a homenagear com esses títulos bajulatórios de títulos honoríficos.

Nesse 15 de novembro vamos proclamar o advento de políticos sérios, honestos e transparentes tanto nas câmaras municipais como nas prefeituras municipais. E eleitos, a cidadania de todos nós exige a cobrança dos projetos falados na campanha eleitoral. Para que as coisas aconteçam. Não é só eleger. É cobrar diuturnamente pelas melhorias tanto do vereador e da vereadora e do alcaide de plantão.


Nenhum comentário: