Primeiro é preciso analisar o fato de seres humanos que foram arrancados de sua terra, a África e aqui escravizados. Muitos separados de seus familiares e presentes em todo o território nacional. Latifundiários, donos de engenho compraram seres humanos. Seres humanos para trabalhar em suas terras de forma escravizada. Não se deve minimizar essa situação.
A consciência é negra, pois os negros, além de escravizados que foram e logo que conquistaram a abolição, não deram as condições para os negros efetivamente se libertarem. Faltaram as mínimas condições de cidadania. É precisa a verdadeira libertação cidadã.
No tempo presente a desigualdade social é enorme. E quando se analisa a situação do negro aí piora, infelizmente. Poucos são os negros em cargos de chefia e de poder. Na representação política são minoria numa população brasileira predominantemente negra.
Por isso é importante a reparação histórica como as cotas e estímulos através de uma educação de melhor qualidade para a ascensão do negro. Dessa forma se combate o racismo que infelizmente persiste nesse Brasil de uma grande negritude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário