domingo, 12 de junho de 2022

AMAZÔNIA

José de Arimatéa dos Santos

A Amazônia nas manchetes de jornais do mundo inteiro. Situação que se repete diuturnamente devido aos problemas de desmatamentos, garimpos ilegais, tráfico de drogas e matança de indígenas e defensores do meio ambiente. Fatos que denigrem a imagem já combalida do Brasil devido principalmente que a visão do governo atual não é de preservação desse valioso bioma.

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips estão desaparecidos no estado do Amazonas e que tem levado o mundo se voltar para o Brasil e cobrar ação do governo brasileiro na elucidação desse caso. O Brasil e o mundo esperam respostas.

A Amazônia desde os governos militares, durante a ditadura civil-militar, tem o desmatamento e exploração predatória de seus recursos naturais como carros chefes. Promoveram o "Integrar para não Entregar" onde incentivaram o povoamento nessa região.

E nos dias atuais problemas do passado continuam e de certa forma sem uma ação mais contundente dos órgãos ambientais do governo federal e as notícias de garimpos ilegais e exploração predatória são fatos recorrentes.

Faz-se necessária mudar essa postura por parte do governo, pois os recursos da Amazônia são do povo brasileiro e como tal preservados para que o presente e o futuro estejam garantidos. Sabemos o quanto é difícil é essa situação atual. No entanto a pressão internacional só tem a se intensificar devido aos protestos dos indígenas e agora com esse desaparecimento do indigenista e jornalista inglês. 




Nenhum comentário: