domingo, 26 de maio de 2024

NATUREZA: POESIA E RESISTÊNCIA!

 

José de Arimatéa dos Santos

Uma simples flor que emoldura a fragilidade de um ser vivo e ao mesmo tempo a resistência e a beleza da natureza. Assim é a vida, uma poesia sempre e em todos os momentos vividos.

Uma flor que embeleza e demonstra o que é a vida. Vida que tem que ser vivida plenamente com alegria e desenvoltura da felicidade do dia a dia.

Beleza natural que mostra que a natureza é poesia. Poemas que se ver em todos os cantos. Somente os insensíveis não veem os versos que a mata, os animais a todo momento declamam.

Sabe-se que a vida só tem futuro com a conservação dos recursos naturais e com a exploração da natureza de forma consciente. Fora disso o ser humano caminha pra destruição do que é belo e que nos alimenta!

domingo, 19 de maio de 2024

EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

José de Arimatéa dos Santos

Já tem um bom tempo que a natureza responde as agressões sofridas diuturnamente. E aqui no Brasil se observa pelas grandes enchentes ocorridas como na Bahia, São Paulo e ultimamente no estado do Rio Grande do Sul. Situações advindas das mudanças climáticas provocadas pela exploração desmedida dos recursos naturais.

Desmatamentos para a monocultura e/ou criação de gado. É sabido que no Brasil as áreas para a agricultura e pecuária já são o bastante, no entanto a ganância do capitalismo promove mais ainda a destruição de florestas e campos naturais. Situação que piora com a flexibilização de leis ambientais.

E aliado ao descaso político e administrativo, pois muitos gestores políticos são defensores da destruição ambiental e quando a tragédia se instala se ver a contemporização de medidas de prevenção e planejamento de poucos recursos pra situações como essa de enchentes.

É necessária a mudança de atitudes quanto a forma de convivência com essas mudanças climáticas que se não houver o planejamento e o cumprimento das leis ambientais, infelizmente novas tragédias virão. É preciso um olhar para a defesa da vida e da manutenção de um meio ambiente saudável e justo para todos os seres vivos!

domingo, 12 de maio de 2024

SANTA LUZIA DO OESTE, MUNICÍPIO DE RONDÔNIA!

Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Oeste

 Santa Luzia do Oeste é município localizado no estado de Rondônia, Brasil. Mais precisamente na região norte do país e faz parte de toda essa imensa região Amazônica. Um lugar onde predominam economicamente a agricultura e a pecuária. Nos primórdios da colonização era formado por pequenos agricultores em lotes distribuídos pelo governo brasileiro. Já se ver atualmente o aumento de latifúndios e a zona rural diminuir sua população.

Cristo Redentor
Na entrada da cidade

11 de maio é a data de sua emancipação política ocorrida em 1986. Santa Luzia do Oeste tem uma população de 7.419  pessoas (IBGE/2022). É uma cidade pequena que inicialmente no final dos anos da década 1970 era conhecida por "Vila Bambu" e que logo passou a ser denominada Santa Luzia. Nome dado pelo então governador do Território Federal de Rondônia na época, coronel Jorge Teixeira que era devoto de Santa Luzia. 

Rio Bambu ou Bamburro

No estado de Rondônia, o município de Santa Luzia do Oeste está localizado na região da Mata. Tem solos férteis e possibilidades de crescimento econômico. Basta seus representantes políticos arregaçar as mangas e trabalhar pelo bem comum, pelo desenvolvimento econômico e social de todos os seus cidadãos que moram nessa aprazível cidade rondoniense.

Rio Bambu ou Bamburro

Santa Luzia do Oeste é um município de belezas naturais com rios e córregos que abastecem as propriedade rurais e os munícipes que moram no perímetro urbano com água de boa qualidade. A preocupação é que o rio Bambu ou Bamburro que corta a cidade tenha sua mata ciliar preservada, além do cuidado para que suas águas não sejam contaminadas por agrotóxicos e outros produtos. 
Texto/Fotos: José de Arimatéa dos Santos

domingo, 5 de maio de 2024

OLHAR PRA NATUREZA

José de Arimatéa dos Santos

Muitas das vezes olho pro céu pra observar se o tempo está propício para chuva ou esse sol tão forte dessa nossa região Amazônica queimará mais ainda. E se for noite procuro a lua. Tem épocas do ano que a lua, as estrelas brilham intensamente e se caracterizam numa beleza infinita.
Muitos não têm essa capacidade de observar a natureza e reverenciar os fenômenos que acontecem ao nosso redor. Só reclamam do calor ou do frio, da chuva ou da falta de precipitações. Por isso é importante observar e admirar esse mundo que vivemos.
A natureza está aí pra ser reverenciada e explorada. Só que a exploração dos recursos naturais deve ser muito bem estudada e as intervenções têm que ser de uma forma que os impactos sejam o mínimo possível.
A ganância em explorar em demasia já observamos as consequências, onde alguns locais chove muito e as enchentes tem causado danos e infelizmente mortes. O discurso e as ações dos políticos têm que mudar e caminhar pro óbvio da proteção aos recursos naturais ainda disponíveis.
Pelo que se ver o "agro não é pop" ou ao menos parte dele, pois o que se ver é a propagação de desmatamentos pra criação de gado e monoculturas, além do uso do agrotóxico que envenena o alimento e o ser humano e também o subsolo e a água.
Portanto, é importante olhar pra natureza de forma romântica e também denunciar as agressões que impactam na vida de todos os seres vivos com enchentes, seca e outras tragédias provocadas por essa exploração predatória da natureza. Outro mundo é possível. Basta ter a sensatez de valorizar o estudo, a ciência!