domingo, 5 de maio de 2024

OLHAR PRA NATUREZA

José de Arimatéa dos Santos

Muitas das vezes olho pro céu pra observar se o tempo está propício para chuva ou esse sol tão forte dessa nossa região Amazônica queimará mais ainda. E se for noite procuro a lua. Tem épocas do ano que a lua, as estrelas brilham intensamente e se caracterizam numa beleza infinita.
Muitos não têm essa capacidade de observar a natureza e reverenciar os fenômenos que acontecem ao nosso redor. Só reclamam do calor ou do frio, da chuva ou da falta de precipitações. Por isso é importante observar e admirar esse mundo que vivemos.
A natureza está aí pra ser reverenciada e explorada. Só que a exploração dos recursos naturais deve ser muito bem estudada e as intervenções têm que ser de uma forma que os impactos sejam o mínimo possível.
A ganância em explorar em demasia já observamos as consequências, onde alguns locais chove muito e as enchentes tem causado danos e infelizmente mortes. O discurso e as ações dos políticos têm que mudar e caminhar pro óbvio da proteção aos recursos naturais ainda disponíveis.
Pelo que se ver o "agro não é pop" ou ao menos parte dele, pois o que se ver é a propagação de desmatamentos pra criação de gado e monoculturas, além do uso do agrotóxico que envenena o alimento e o ser humano e também o subsolo e a água.
Portanto, é importante olhar pra natureza de forma romântica e também denunciar as agressões que impactam na vida de todos os seres vivos com enchentes, seca e outras tragédias provocadas por essa exploração predatória da natureza. Outro mundo é possível. Basta ter a sensatez de valorizar o estudo, a ciência!

Nenhum comentário: