domingo, 30 de junho de 2024

COPA AMÉRICA E EUROCOPA

 

Google Imagens

Dois torneios de futebol de maior relevância no mundo e que chamam atenção de grande parte do planeta. No futebol europeu várias seleções praticam atualmente um grande futebol. Falar de favoritas ao título é difícil. Pena que a Itália já foi eliminada e precocemente. A história do futebol de uma seleção italiana que sempre se destacou e ultimamente não consegue engatar ótimas participações e fora de edições de Copa do Mundo do Futebol.

Por aqui pela América tem favorita pra conquistar a Copa América. A seleção da Argentina tem um time bem montado e a frente nada mais que Lionel Messi. Só por aí já é quase favas contadas a conquista argentina desse torneio. A seleção do Brasil está no início de um trabalho, além de passar por uma péssima fase onde ocorreram várias trocas de treinadores e não tem um grande jogador. Tem Vini Jr., contudo agora que começa a apresentar um futebol convincente no time brasileiro.

Meio do ano e futebol de melhor qualidade. Uma Copa do Mundo só que dividida entre dois torneios. Um na América e outro na Europa. É o mundo futebolístico a encantar quem gosta do esporte bretão e ainda tem o futebol na Olimpíada de Paris que logo começará. O meu reparo que o futebol atual, com raríssimas exceções, tem sido muito igual quanto a tática nesse mundo a fora. Faltam o drible, a criatividade e principalmente o gingado que já foi características do futebol do Brasil.

domingo, 23 de junho de 2024

TEMPOS MUITO MELHORES!

José de Arimatéa dos Santos

Lá no horizonte a lua brilha dando a natureza aquele ar de muita vida. Assim caminha a humanidade, não tão humana, pois as injustiças e as maldades desse mundo parecem cada dia aumentar, infelizmente. Mesmo assim a lua teima em aparecer nesses dias, pois a o bem sempre vence, mesmo com tantas intempéries.
É através da natureza que o ser humano deve se pautar pra mudar toda essa situação que se desenha. É importante a luta por justiça, igualdade e fraternidade, pois é assim que é possível um mundo muito diferente do que se vive atualmente.
Vamos com muita luta e esperança atingir esse tempo da bonança onde todos os seres vivos vivam um mundo equilibrado. Por que não?
A esperança deve ser a chama acesa perenemente sempre para que a vida seja uma dádiva para todos os viventes e de uma maneira justa e de paz!

domingo, 16 de junho de 2024

NOVO DIA

 

José de Arimatéa dos Santos

O dia amanhecendo onde os primeiros raios de sol despontam na natureza. É o sinal que a vida prossegue. É por aí que a banda toca, pois o importante é ter pensamentos positivos e ações de amor para que as relações entre os seres vivos sejam de convivência pacífica.

De que adianta viver e não observar os sinais da natureza, reverenciar todo esse conjunto em sua plenitude como o luar e o sol, além da água e da brisa que alivia o calor. Essa é a vida no cuidado e amor pelos semelhantes e também pelas plantas e animais.

Uma conjunção que leve ao bem querer e que todos tenham oportunidades para progredir e ser feliz. Por que não? Acredito ser possível um outro mundo e bem diferente deste que vivemos onde a paz e bem estar sejam comum a todos!

domingo, 9 de junho de 2024

NO HORIZONTE

José de Arimatéa dos Santos
Final de tarde e imagens incríveis da natureza onde as cores do horizonte se descortinam mostrando toda uma beleza que nem todos os viventes conseguem observar e captar. Uma natureza que aos poucos está sendo destruída pela ganância de alguns e ainda negam as mudanças climáticas.
Nisso, as catástrofes ambientais vão se repetindo, infelizmente. E vimos a partir da pandemia o negacionismo científico quanto as vacinas e a letalidade do coronavírus. A gora é o negacionismo quanto as consequências de tanta agressão a natureza. Exploração desmedida e sem preocupação com o futuro de toda a humanidade.
Desmatamentos de florestas para a monocultura e/ou criação de gado, além da poluição do solo e da água com o uso de agrotóxicos cada vez mais nocivos ao meio ambiente. É preciso dar um basta em tudo isso para a manutenção da vida e de uma forma sadia.
E no horizonte o sol se põe e mostra toda essa beleza que precisa ser repetida sempre todos os dias, no entanto no hoje é importante a preservação ambiental com a exploração de forma sustentável!

domingo, 2 de junho de 2024

VIVA O MÊS DE JUNHO!

 

Google Imagens

O mês de junho só está no começo e todos sabem da alegria que emana através dos festejos alusivos dessa época do ano. Na região nordeste do Brasil, junho tem uma importância muito semelhante ao Natal e final de ano. Só por aí vemos o quanto é tão esperado esse junho das festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Os três santos católicos muito reverenciados nesse imenso Brasil, daí tanta festa que une o sagrado com as manifestações tão inerentes ao ser humano que é alegria através da música e da dança, além da grande variedade de comidas que são características dessa época do ano.

Quando falo na região nordestina é preciso reforçar as grandes festas de Campina Grande na Paraíba e Caruaru em Pernambuco, no entanto em todo canto do nordeste tem festa junina. E sem falar nos quatro cantos do Brasil onde as festas juninas dão o tom.

O mês de junho das festas que denotam a força da cultura e do folclore. Manifestações muito brasileiras da dança e da música que no nordeste deve se voltar pra cultura do forró de Luiz Gonzaga, o maior mestre que tão bem representa os festejos juninos.

Por isso é muito importante voltar as origens da festa junina da sanfona, triângulo e zabumba. O rádio nos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro tocar forró nordestino o dia todo. Nas ruas as bandeirolas coloridas e comidas típicas dessa época, além da alegria de todos. Viva o mês de junho!