domingo, 21 de julho de 2024

O RIO DE RONDÔNIA

 

José de Arimatéa dos Santos

Entre as belezas naturais, e são muitas, de Rondônia está o rio Madeira que nasce na Bolívia com o nome de rio Beni e logo que penetra no território brasileiro passa a ser chamado de rio madeira. Importante corredor que leva desenvolvimento pros estados de Rondônia e Amazonas, além de rota de viagem entre Porto Velho, capital de Rondônia e Manaus, capital do estado do Amazonas.

Relacionar a importância desse rio é infinito quanto as belezas em seu curso e também fonte de vida de muitos ribeirinhos e todo um ciclo de vida biológico. É um dos símbolos da região Amazônica e nem precisa reforçar o quanto é crucial a conservação desse rio.

Ultimamente tem diminuído a quantidade de água nesse rio fruto das mudanças climáticas que ora passamos. E nesse momento é necessária uma reflexão de todos nós quanto a essas mudanças no meio ambiente. O futuro já nos avisa atualmente das consequências das agressões que os seres humanos fazem a natureza.

É preciso acabar com o desmatamento da floresta e proteção das nascentes dos rios e córregos, além de estudos muito aprofundados de intervenções nos rios como o rio Madeira. A notícia na mídia que a navegabilidade em alguns trechos do rio Madeira já está comprometida. Os sinais estão aí.


Por fim a defesa do meio ambiente é uma situação muito atual e necessária mais do que nunca. O ser humano não sobrevive sem água e as dificuldades em obter o precioso líquido se avolumam. Aqui na região Amazônica, rica em água, já se sente a dificuldade de conseguir água. Então que mudemos nossos procedimentos quanto ao nosso meio ambiente!

Nenhum comentário: