domingo, 14 de julho de 2024

TODAS AS BELEZAS NATURAIS

 

José de Arimatéa dos Santos

Em meio a tantas propriedades agrícolas nessa região do estado de Rondônia, vê-se belezas naturais como regiões de florestas e belos lagos que enfeitam mais ainda por essas bandas Amazônicas. É o conjunto da produção agrícola e pastoril com a natureza e também os lagos artificiais que sejam na produção de peixes e para o lazer.

Sabe-se que muitos pequenos agricultores venderam suas propriedades e aos poucos essa região tem se tornado latifúndios que investem principalmente na pecuária. De certa maneira ocorre um êxodo rural e é sabido que muitos pequenos agricultores vendem suas terras e migram pra outras regiões de Rondônia e Mato Grosso.

José de Arimatéa dos Santos


Nas migrações estimuladas pelos governos da ditadura civil-militar (1964-1985) lá pelos anos das décadas 1970 e 1980 o lavrador chegava aqui em Rondônia e recebia um lote de terras onde tinha que fazer o desmatamento em plena floresta Amazônica e foi uma saga, pois enfrentava as doenças da floresta, como a malária, e os perigos de uma região até ali inexplorada.

Hoje a realidade é outra. E mesmo com tanto desmatamento e queimadas é possível observar o verde e as belezas feitas pelas mãos do ser humano. Claro que as agressões ao meio ambiente, infelizmente, continuam. Nisso, é importante estudar para encontrar técnicas de conservação da natureza e assim não se destruir mais ainda a floresta.

Nenhum comentário: