domingo, 29 de dezembro de 2024

ESPERANÇAS

José de Arimatéa dos Santos

Chegamos ao fim de mais um ano e dessa maneira fazemos o balanço do que foi o ano para planejar e almejar coisas ainda melhores para o ano que está pra começar.
Sabemos que é um mero exercício natural que a maioria das pessoas fazem quando chegamos a essa época do ano. O certo que é somente a troca de um número para outro. E mesmo assim as esperanças de dias melhores se renovam.
O que espero é que todos nós possamos melhorar como indivíduos em relação aos demais seres humanos, animais e natureza de forma geral. Que o mundo seja um mundo de tolerância, de diálogo e de paz. Respeito a todos e todas.
Um civilização que evolua e chegue a justiça social onde a desigualdade social diminua e até acabe. Pode ser utopia, no entanto é sempre importante sonhar por esse tempo que escrevi acima. É sabido que as coisas acontecem quando primeiro sonhamos. O sonho já é uma forma de se concretizar as melhores aspirações.
Portanto, o ano novo se avizinha e como tal é natural que os desejos e aspirações por dias melhores se renovem. Basta a luta para que essas coisas boas aconteçam de fato e assim iniciar já o ano de uma forma leve e alegre. Um ótimo Ano Novo!

domingo, 22 de dezembro de 2024

FELIZ NATAL!!!

José de Arimatéa dos Santos
Mais do que festejar o final de ano é importante parar um pouco e voltar para si mesmo. Ver o que foi feito durante todos esses dias do ano e nessa introspecção analisar a si mesmo e as atitudes que impactam também aos nossos semelhantes.

Natal que tem um significado de renascimento e também de solidariedade numa luta por um mundo bem diferente deste que vivemos. É importante observar que a humanidade pode e deve viver sem violência, sem injustiças.

Temos somente uma casa que é esse nosso planeta e por isso é importante a união e capacidade de diálogo para resolver os problemas tão prementes que ora vivemos. Por que é possível um mundo de justiça, paz e fartura para todos.

Esse é o norte do Natal, pois assim podemos sonhar e melhor ainda viver num mundo de oportunidades para todos indistintamente. A mensagem tem que ser positiva e na convivência dos contrários. Nós somos todos diferente e como tal a humanidade tem que chegar no ponto da boa convivência.

Enfim, que nesse Natal possamos atingir esses objetivos de paz, amor, amizade e solidariedade. O mundo precisa de mensagens e atitudes pra valer que realmente mudem essa situação e possamos viver tempos bem melhores. Eu acredito. Feliz Natal!

domingo, 15 de dezembro de 2024

PALAVRAS

Migrantinópolis, distrito do município de Novo Horizonte do Oeste, RO 
Foto: José de Arimatéa dos Santos

E o dia começa com uma chuva fina que sentimos através do som da batida dos pingos dessa chuva no telhado. E agora timidamente sai o sol. Perspectivas de um dia que oscilará entre o nublado e o ensolarado.

Um ótimo dia, pois assim o clima fica mais arejado e aquele cheiro de chuva, de terra molhada não tem melhor, pois é a natureza protagonizando como deve ser. 

Os tempos difíceis da seca brava que assolou por essas bandas da Amazônia aos poucos vai se resumindo somente nas lembranças.

Época boa aqui na região amazônica é de chuva, pois o calor sempre está presente. Chove e logo faz calor, contudo tudo fica verde e melhora o ambiente.

O que se faz necessário é o fim de tanta ganância em explorar a exaustão os recursos naturais. As consequências já vivemos como a seca, queimadas e a pouca água nos rios. Até aqui na nossa região vimos e sentimos essas consequências.

Que dias melhores venham e com respeito a natureza e seus ditames. E que as chuvas continuem nesse ritmo para desanuviar a grande e grave crise hídrica que vivemos.

E mais ainda que a justiça social se faça presente, além de reforçar da importância da manutenção da democracia no Brasil. Que golpistas e tiranos fiquem enterrados na lata do lixo da história, além de pagar por seus crimes na cadeia.


domingo, 8 de dezembro de 2024

QUANDO CHEGA DEZEMBRO



José de Arimatéa dos Santos

Engraçado que no mês de dezembro, sinônimo de final de ano, os dias parecem ser de festas, mesmo sabendo que as festas são somente do Natal e do dia 31 que realmente significa o fim do ano que está terminando.

Só que devemos observar e viver cada dia do ano. Não adianta nada chegar ao final do ano para ver o que se fez durante o todo esse percurso pra chegar até ao fim do ano. Cada dia é um ano. Os nossos objetivos e quanto do que foi possível realizar no planejamento diário.

E assim caminha a vida com os sucessos e também com os percalços que encontramos durante toda essa longa caminhada do dia a dia. Trabalho, casa, família, lazer, amigos e a contemplação da natureza. Situações que devemos viver e intensamente.

Não é por que é final do ano que devemos olhar no retrovisor e fazer planejamentos para o próximo ano. Sem problema pra quem faz, no entanto penso que o planejamento deve ser dia pós dia. Esse é o meu pensamento.

Mas diante de tudo o que vale é viver a vida a sua maneira. A vida está aí pra ser vivida como cada um quer e nem precisa se importar como os outros veem sua vida. O que basta é ser feliz da maneira que vivemos essa vida com solidariedade e humanismo. E viva a vida!

domingo, 1 de dezembro de 2024

EXALTAR A NATUREZA

José de Arimatéa dos Santos

 Mesmo com as intempéries ambientais que ora vivemos é importante reverenciar a natureza pela importância da vida que continua até quando não sabemos. Escrevo assim, pois o ser humano explora essa natureza de forma muito predatória.
Estamos num momento de rever todos os processos de exploração ambiental. Não dar para adiar. Os que nos governam, os políticos, precisam defender e agir no sentido da preservação da vida animal e vegetal. A natureza já nos avisa dos perigos que nos rondam com várias catástrofes que acontecem diuturnamente.
Não tem coisa coisa mais bela que as matas, os rios, mares e a chuva e o sol. Além do solo e da água que faz com que toda essa natureza tenha essa riqueza quase infinita. A beleza da floresta e suas riquezas que devem ser exploradas de forma sustentável.
A exaltação deve caminhar junto com os alertas de preservação ambiental. Dos cuidados ambientais em todas as suas formas de intervenção humana, pois é sabido que essa natureza que desfrutamos de toda a sua riqueza é também dos nossos descendentes.
Enfim, eis a importância da natureza, mais ainda da preservação e exploração que não deve ser de forma desmedida, predatória. O verde e sua clorofila que juntamente com a luz produz vida. E assim é a continuação dessa natureza tão bela e viva!