domingo, 16 de fevereiro de 2025

BOM GOSTO MUSICAL

 Em meio a tanta música ruim que toca por aí nesse Brasil já estava eu desacostumado a escutar um som de qualidade que vem das residências quando passamos pelas ruas, avenidas e vielas das cidades. Pois é. Nas férias de janeiro, como é de praxe, vou a terrinha, Barbalha lá no Ceará e subindo o morro do Rosário, já no horário do almoço, o que escuto é alguém ligado em seu som e a música e a poesia do cantor Belchior ecoam.


Escrevo isto somente para reverenciar o bom gosto, pois seja no rádio, na tv e nos sons das ruas o que se escuta é tão somente um tipo de música e de péssima qualidade. Fico até abismado num mundo tão tecnológico se produzir e propagar o ruim, o péssimo. Quem faz música de qualidade está jogado à margem, infelizmente.

Lá vai eu subindo de novo o morro do Rosário, falo morro mas na verdade oficialmente bairro do Rosário, e dessa vez enquanto perambulo a música de Gilberto Gil ecoa. Sentimentos afloram naturalmente por ser a arte em maior essência. Música brasileira de primeiríssima qualidade. Situações como as expostas acima demonstram que a arte é imortal. É para sempre.


Que a música de qualidade prevaleça para que se tenha um povo mais independente e que não seja o que é atualmente onde o fanatismo e ideias autoritárias prevaleçam. A música, a arte, a cultura têm a capacidade do discernimento desses tempos que vivemos atualmente. E por isso da importância da poesia de grandes cantores como Belchior e Gilberto Gil, verdadeiros mestres da música de qualidade.

domingo, 9 de fevereiro de 2025

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A NATUREZA

José de Arimatéa dos Santos


O Brasil passou por queimadas e muita fumaça promovidas por insensíveis e destruidores da natureza. A região amazônica foi sem dúvidas a mais atingida com temperaturas altíssimas, falta de chuvas e muita fumaça que prejudicou até o pouso e decolagem de aviões no aeroporto da capital de Rondônia, Porto Velho.
Quando já nesse limiar de início de ano vemos a boa quantidade de chuvas e o verde que logo retorna, além da ótima qualidade de ar que respiramos é um alívio. Assim se ver a importância desse bioma amazônico para o clima de todo o planeta. E é por isso que as  medidas de proteção e cuidados devem ser redobrados para a saúde e também para um futuro para a vida.
Ao andar por aí e alhures observo os rios voltando a receber uma boa quantidade de água. Os leitos dos rios promovem a alegria dos animais silvestres, das plantas e dos ribeirinhos que necessitam do rio para a sobrevivência e também para se locomover. Basta pensar nas grandes extensões dessa Amazônia no Brasil e os rios são as "estradas" que fazem com que brasileiros levem sua produção agrícola para as cidades e tragam de volta alimentos e congêneres.
Portanto, que se proteja a natureza, a Amazônia e todos os seus recursos naturais. Que a exploração dos recursos naturais provoquem o mínimo de impactos ambientais. A sabedoria dos seres humanos é para que o meio ambiente seja explorado de uma forma consciente e ambientalmente sustentável. É possível!



 

domingo, 2 de fevereiro de 2025

AMARELO E VERDE

José de Arimatéa dos Santos


 Em meio ao verde se destaca o amarelo dessa belíssima flor. 
A natureza é sábia e sempre nos dar lições. 
Pena que o ser humano destoa de tudo isso ao destruir toda essa natureza.