domingo, 28 de dezembro de 2025

MAIS VERDE

 

José de Arimatéa dos Santos
Geralmente escrevo sobre o meio ambiente e o cuidado que todos nós devemos ter com os recursos naturais, com o planeta terra, pois sabemos que a terra é a nossa única moradia. É importante ter essa preocupação e vejo evolução na discussão desse tema.

Na época que estudei as primeiras letras e números não lembro dos professores e professoras levarem pra sala de aula as preocupações com a ecologia. Claro que indiretamente nossos mestres tinham uma certa preocupação com o meio ambiente como no caso do cuidado com o lixo e com a água.

Foi somente a partir dos anos 1970-1980 que a humanidade realmente começou a debater pra valer as preocupações com os recursos naturais e talvez por causa da crise do petróleo. Aqui no Brasil os grandes desmatamentos e queimadas na Amazônia.

Atualmente essa preocupação com o meio ambiente se estendeu até as condições de desigualdade social no mundo e também às guerras que pipocam em alguns pontos do planeta, além dos grandes desastres ambientais como tsunamis e fenômenos climáticos.

Por fim, vale salientar e reforçar a necessidade de ações concretas para diminuir e até resolver as causas de tantas agressões a natureza. A terra vive sob um equilíbrio. Os seres humanos, muitos pela ganância, descambam para o lado da exploração. Chegamos no ápice da destruição. A hora é agora pra mudar e melhorar essa situação.

domingo, 21 de dezembro de 2025

MUNDO DE TODO MUNDO!

José de Arimatéa dos Santos
Estamos já encerrando mais um ano e mais do que nunca é importante ressaltar momentos importantes de cada dia. Um ano marcado ainda de forma geral pela violência e desamor. Espera-se que o próximo ano não seja apenas a troca de números.

Que venham tempos diferentes com paz e compreensão entre os semelhantes, onde a tolerância seja a lei. O respeito as opiniões divergentes. Assim prevaleça o argumento, as ideias. É assim que se evolui humanamente. Com o respeito.

Os sinais da natureza que os seres humanos devem observar para mudar o mundo, mudar nossas atitudes e principalmente as ações. Situações que possam valorizar o homem e a mulher. Qua tenham as condições para que todos mundo tenham as mesmas chances para evoluir.

As relações humanas devem convergir para o amor e a fraternidade. Nunca para o embate violento das guerras, mesmo sabendo que no mundo déspotas estão no poder em alguns países e a disposição destes é para a guerra que tem a finalidade explorar recursos minerais. Somente o sentido capitalista.

E por fim, é importante caminhar num sentido de união e justiça para que todos tenham voz e vez com distribuição de renda, além do respeito à natureza. Eis o mundo que devemos lutar sempre, todos os dias e em todos os momentos!



 

domingo, 14 de dezembro de 2025

REVERÊNCIAS

José de Arimatéa dos Santos
Uma estrada e um lago ao lado desse caminho. Beleza da natureza que inspira os poetas e não poetas. Colírio pros olhos dos que vivem realmente a vida. Aqueles que não impõem suas verdades. Compartilham seus pensamentos da melhor maneira possível.
Discurso, ah, não são palavras ao vento. Isso é o que está ao nosso redor. Belezas da natureza que teimam em se escancarar pra todo e qualquer vivente. Viver a existência da melhor maneira possível. Respeitar o planeta e também reverenciar a floresta, o rio e a chuva.
Assim caminho contemplando e mostrando a importância do cuidado com os recursos naturais. As repostas às agressões que a natureza sofre diuturnamente estão aí. Cidades vivendo a falta de energia e água, além dos tsunamis climáticos já vistos e noticiados pela imprensa.
Um outro olhar e principalmente verdadeiras ações que minorem os estragos já provocados. Desmatamento zero, cuidados com a água e distribuição de renda para acabar com a fome e essa brutal desigualdade social. Sinais que demonstram um caminho de amor a terra e aos recursos naturais!


 

domingo, 7 de dezembro de 2025

EQUILÍBRIO AMBIENTAL

 

José de Arimatéa dos Santos
O horizonte mostra mais um dia tranquilo. Nublado. Sinal que logo volta a chover e isso é muito bom. Quem mora no litoral geralmente diria que seria um tempo ruim, no entanto vivo numa região que invariavelmente o tempo é bastante quente. Sol praticamente quase o ano todo.

Aqui na Amazônia a chuva é sinal de fartura e dias muito melhores. Que venham mais chuvas, pois vale sempre lembrar que ano passado passamos por maus bocados com queimadas, muita fumaça e rios quase sem água. E essas precipitações que ora caem nessa época do ano refletem o que precisamos.

Infelizmente os políticos da região aqui da Amazônia têm uma visão de destruição da natureza. Desmatamentos e grandes áreas para a monocultura e criação de gado. Situações que demandam uma urgente mudança de 360º para que nosso planeta tem algum futuro.

Proteger as florestas, rios e povos originários que moram na Amazônia e defendem todos esse bioma tão importante pra saúde do planeta terra. Desmatamento zero é possível além de se viver do que a floresta produz. Um sinal que o Brasil dar para o mundo que é a sustentabilidade ambiental.

Todos os dias são melhores quando fazemos a defesa do meio ambiente. O cuidado com a água, na economia e também saber cuidar do lixo, além de se estudar mais para que a agricultura não use o veneno que mata e destrói a natureza.

Um mundo equilibrado ecologicamente é possível, onde todos os seres vivos tenham comida e oportunidades para viver e ser felizes. A justiça está aí no equilíbrio na exploração dos recursos naturais, pois assim teremos trabalho e comida de ótima qualidade nas mesas da humanidade.