quarta-feira, 1 de julho de 2009

MEIO AMBIENTE X AGRONEGÓCIO



Ultimamente tem se acirrado o embate entre os ambientalistas e os representantes do agronegócio. Fato é que em junho próximo passado a temperatura se elevou quando o ministro do meio ambiente chamou de vigaristas os desmatadores da floresta amazônica. O nível do debate sobre a ecologia descampou para o baixo nível.
Os fazendeiros acusam os ecologistas de serem representantes de ONGs internacionais que só querem internacionalizar a amazônia. Acredito que acabando com a derrubada de árvore para pasto será possível vislumbrar um horizonte para a manutenção da mata.
Os ecologistas lutam pela não derrubada de novas áreas, na amazônia, para formação de pasto e consequentemente criação de gado ou plantação de novas culturas como soja e cana-de-açúcar. Vejo que esta é a posição mais sensata. Pois com isso podemos se preparar para o futuro do planeta terra. A amazônia é muito importante para o clima e preservação da vida.
A luta dos ecologistas começa a dar resultados quando nos grandes centros as mais poderosas redes de supermercados só aceitam carne vindas de áreas que não foram devastadas. A carne vem com um selo em que especifica a origem do animal e da fazenda em que ele foi criado.
Dessa forma a sociedade pode saber toda a origem do alimento e as autoridades governamentais têm o controle sobre a propriedade quanto ao pagamento de impostos e se todos os trabalhadores têm seu direitos trabalhistas garantidos.
Esse embate vai durar ainda por muito tempo. Mas aos poucos a inteligência e sensatez do ser humano vai se sobrepor a ganância e sobre os que só querem destruir e ganhar dinheiro destruindo nossa a amazônia.
Imagem retirada do site: www.pdphoto.org

Nenhum comentário: