segunda-feira, 27 de julho de 2009

A CIDADE E OS PÁSSAROS


Um fato que já venho observando a algum tempo é a presença de pássaros na cidade. Acredito que não é só aqui em Santa Luzia do Oeste, mas o fenômeno ocorre em todas cidades brasileiras. Por que os pássaros estão vindo para a cidade? Boa pergunta(toda pergunta não deixa de ser boa!).

A migração de pássaros é o reflexo da falta de florestas em lugares que tinha todo tipo de árvores . Chega o homem e derruba praticamente toda cobertura vegetal. Desnuda o que era antes habitat dos pássaros. Simplesmente sem habitação, essas criaturas procuram a cidade para fazer seus ninhos em árvores de praças, nas nossas casas, etc.

Não deixa de ser bonito esse espetáculo da natureza. Em liberdade o pássaro emite um canto mais lindo e natural. Nada de pássaro preso. O pássaro deve viver livre onde possa cantar de forma natural e bela.

Feliz é o ser humano que tenha paciência e sensibilidade para ouvir o canto dos pássaros. Mas é urgente e necessário que o homem não derrube mais árvores. Se derrubar que faça o devido reflorestamento com árvores nativas.

Só assim poderemos ter um mundo em equilíbrio e harmonia. A natureza clama por isso. Devemos estudar mais a natureza, respeitá-la e ouvir o canto dos pássaros!

Imagem: Estrada Santa Luzia do Oeste a Rolim de Moura - Rondônia
Foto:Arimatéa

Um comentário:

Carlos Rafael Dias disse...

Prezado Arimatéa,

Grato pelo seu generoso comentário e palavras de incentivo lá no meu blog Tudofel. É bom saber que um "guerreiro da tribo Cariri", apesar de tão distante da terrinha, mantém os laços culturais que reanimam para as batalhas cotidianas. Dei uma rápida olhada neste seu blogue e, de antemão, achei-o bastante interessante e de qualidade. Parabéns. Estamos com um novo blogue coletivo chamado Cariricaturas (cariricaturas.blogspot.com). Convido-o a conhecê-lo e se possível também participar. Afinal, é um blogue que pretende congregar os conterrâneos da região do Cariri. Abraços.