Todos nós já fomos crianças um dia. E hoje é 12 de outubro, dia das crianças. Elas merecem carinho, proteção e muito amor. Criança feliz é adulto normal.
Como é bom relembrarmos do nosso tempo de criança. A alegria de ir para a escola. O carinho pela nossa professora. As brincadeiras na escola ou na rua. Lembro eu criança sentado na janela da casa de minha avó paterna no dia que o Brasil se sagrou tri campeão mundial de futebol. E as partidas de futebol na rua? Vinha um carro e parava a partida por uns instantes. Passou o carro recomeçava a peleja. E as brincadeiras de faroeste? Era uma confusão, todo mundo queria ser o mocinho. Nossos carrinhos eram fuscas de plásticos. Quando não nós mesmos fabricávamos de lata o caminhão. As rodas do caminhão eram de chinelos havaianas. Amarrava-se um cordão e lá ia passear com os nossos possantes. Ah! Tinha a brincadeira de fazer cinema. Pegava-se uma lâmpada já queimada(usada) enchia de água e através dessa lâmpada fazia atravessar um feixe de luz que refletia na parede uma cena de algum filme através de um pedaço de fita descartada pelo cinema. Encontrava os pedaços de fitas no lixo do cinema. Ainda jogava futebol de botão, empinava pipa e várias outras brincadeiras que varavam noite. Até nossas mães nos lembrar que já era hora de dormir.
Hoje os tempos são outros. A velocidade dos acontecimentos reflete no dia-a-dia dos nossos filhos. Os brinquedos são hoje eletrônicos. Não deixam de aguçar a criatividade da crianças. Longe eu ser contra a evolução das coisas. Mas aquele criatividade de se criar o brinquedo, inventar brincadeiras e se reunir com os amigos na calçada de casa ou na rua está ficando cada vez mais difícil.
Que neste dia tão especial possamos despertar nas nossas crianças e jovens a capacidade de sermos amigos, solidários, enfim humanos. Num mundo tão complicado, possamos comtemplar o simples. Saber escutar ao amanhecer o canto dos pássaros nas árvores. Respeitar a natureza. Saber que esse mundo pode e tem que ser melhor. Que a paz e alegria reinem no universo juvenil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário