sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

LUIZ GONZAGA - REI DO BAIÃO - TODAS AS HOMENAGENS

Acredito que homenagear grandes ícones da cultura é obrigação da nossa geração e de gerações futuras. Luiz Gonzaga está sendo homenageado no Brasil inteiro e uma das primeiras que vi logo cedo, domingo, foi a do Dihelson Mendonça no Blog do Crato. Deveras, fiquei impressionado pela riqueza de detalhes expostos na postagem sobre "Lua", o rei do Baião. E o interessante que não fica por aí, pois na tarde de domingo(13/12/09) acompanhei programa na Tv Brasil que também foi a fundo na biografia do cantor Luiz Gonzaga, filho da cidade de Exu e com identificação bastante forte com o Crato e o cariri.
No programa, o cantor Raimundo Fagner disse que muitos jovens iniciam na música ao aprender tocar o clássico "Asa branca". Acontecimento que lembrei que desde sempre na venda de pequenas flautas, acompanha junto com o instrumento, a citada música. Outra coisa que me encucava por que Luiz Gonzaga era chamado de Lua. O apelido vem do seu rosto arredondado que realmente parece o satélite natural do planeta terra.
Vendo também telejornais das grandes redes de televisão, pude observar as homenagens dos forrozeiros anônimos e suas sanfonas que alegram quem passa pelas ruas do nosso país, principalmente da região nordeste. Esses são os verdadeiros defensores da cultura e que faz com que se deliciamos com a genialidade de Luiz Gonzaga. E vejo o quanto está enraizada estas manifestações tão nossa, tão pertinha, tão popular. O forró de Luiz Gonzaga se confunde com outras manifestações do povo(folclore).
Luiz Gonzaga é único, um dos verdadeiros gênios da música. É contemporâneo e sempre é atual. Não confundo e não vejo relação alguma da música dele com esse "forró? eletrônico" que toca nas rádios. A relação da música do rei do Baião vemos em Fagner, Elba Ramalho, Marinês, Waldonys, Alcimar Monteiro, Alceu Valença e principalmente o mestre Dominguinhos.
A música de Luiz Gonzaga está presente em todo sanfoneiro que toca suas músicas e que forma o trio junto com o triângulo e a zabumba. Quem nunca escutou o forró de primeira tocado ao pé da serra do Araripe? Essa é a música que engrandece a nossa alma e nos remete a um orgulho de ter nascido numa terra tão rica e abençoada por Deus.

Nenhum comentário: