sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Interessante o que está acontecendo no mundo inteiro a respeito da defesa do meio ambiente e um dos motes de tudo isso recai sobre a economia de energia. Vários fatores são preponderantes para cada cidadão fazer sua parte e se conscientizar da participação nesse processo. É importante analisar friamente cada ato nosso em relação aos recursos naturais que usamos diariamente. Em relação a isso já tem muito país a fora que só compra carne ou outros produtos advindos de regiões que preservam o seu meio ambiente.  Sensacional.
Foto: José de Arimatéa dos Santos
Aqui no Brasil o desmatamento e a falta de proteção aos nossos rios sempre foi fato recorrente. No Brasil dos anos 70 e na amazônia principalmente é célebre aquela frase: "Integrar para não entregar". Simplesmente propaganda oficial para a destruição das matas para o "progresso". Nisso indago: - Que progresso é esse? Quem realmente se beneficiou da derrubada e exploração irracional dos recursos naturais?  Desse jeito o caminho é a derrocada final da existência humana na terra. Pode parecer exagero, mas as consequências ecológicas com catástrofes e tragédias são acontecimentos que dia após dia se avolumam ao noticiário.
A consciência ecológica demanda atitudes de defesa da vida nossa e dos que estarão aqui no futuro. Atitudes que tem a ver com o cuidado com as florestas, com o nosso lixo, com o uso correto da água e o estudo do clima. Ainda bem que nas escolas já está arraigado o necessário e importante processo de começar a educação ambiental com as criancinhas que estão nos seus primeiros anos de banco escolar. As crianças têm o dever de cuidar quando adultos e certamente cuidarão desse planeta bem melhor que nós.  Espero que nossos congressistas se inspirem nas crianças e usem do bom senso na votação do novo Código Florestal. Consciência ecológica é a preservação do meio ambiente e consequentemente conservação da vida.

Nenhum comentário: